Coletivos de jovens do Rio participam do “Chama na Solução”

softelec
Chama na solucao
Chama na solucao

Imagem: Divulgação | Projeto do Unicef em parceria com o Cedaps reúne 50 moradores de comunidades, de 14 a 21 anos, para desenvolver soluções locais para mudanças climáticas que alcançaram 2000 adolescentes e jovens de favela e periferia.

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Agosto 2023 – Dez coletivos, reunindo cinco adolescentes e jovens cada, com idades entre 14 e 21 anos, foram selecionados para participar da nova edição do projeto “Chama na Solução”, que faz parte da iniciativa Agenda Cidade Unicef, em parceria técnica com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps). Provenientes de várias comunidades do município do Rio de Janeiro, os selecionados executarão, em seus próprios territórios, a proposta que apresentaram no ato da inscrição, com ações ligadas à temática “mudanças climáticas”.

Além do apoio de Cedaps e do Unicef, os coletivos contarão com a supervisão técnica da ONG Precisa Ser, especialista em mudanças climáticas e com experiência em atuar nas periferias. No último dia 19 de julho, os jovens já começaram a aprimorar os seus planos de ação e terão seis semanas para implementar.

Com recurso semente, cada coletivo vai realizar eventos em seus territórios, convidando 20 adolescentes e jovens para ajudar a potencializar as iniciativas e depois, novos 200 adolescentes e jovens para implementar a ideia, totalizando 2000 pessoas envolvidas na ação.

“Construir com adolescentes propostas de soluções para desafios que eles e elas enfrentam no dia a dia é o objetivo do Chama na Solução. Estamos na 3ª edição da iniciativa, agora com o foco em como enfrentar as mudanças climáticas e promover melhorias no contexto de periferia e de favelas no Rio de Janeiro. As crianças e os adolescentes são os que mais são impactados pelas consequências das mudanças climáticas. Por isso, a participação e o engajamento de adolescentes e coletivos é essencial para a sustentabilidade das ações propostas e para gerar impacto nas comunidades que estão participando do Chama mudanças climáticas”, diz Joana Fontoura, oficial de desenvolvimento e participação de adolescentes no UNICEF”.

A meta do “Chama na Solução”, que começou em 2019, é fortalecer adolescentes e jovens, moradores de comunidades, sempre em busca de soluções e melhorias e garantir os direitos nos locais em que moram.

“A proposta é encorajá-los, torná-los protagonistas da criação de soluções locais para problemas globais, como é o caso das mudanças climáticas. Esperamos que consigam envolver outros jovens e adolescentes dos seus territórios. São ações produzidas pelos próprios moradores das favelas e periferias com capacidade de fazer mudanças onde moram. Torcemos para que isso não se resuma ao “Chama na Solução”. A edição acaba, mas a ação dos jovens precisa continuar”, conta Marina Garcia, consultora pedagógica do Cedaps.

Lançada, em 2022, a Agenda Cidade Unicef é uma iniciativa inovadora em centros urbanos, que busca garantir os direitos de crianças e adolescentes, com foco na redução e na prevenção de casos de violência.

Sobre o Cedaps

Promover o fortalecimento de comunidades e territórios populares, jovens e serviços públicos de saúde, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis. Essa é a missão do Centro de Promoção da Saúde que, em 2023, chega aos 30 anos, com relevantes conquistas e uma série de projetos em andamento.

A atuação do Cedaps, para realização e parceria em ações, projetos e programas, se organiza através de três frentes: Prevenção e Cuidado, Juventude e Serviços Públicos, que são integradas e transversais.

Sobre o Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância é um órgão das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento criando condições duradouras.

Cedaps – Chama na Solução Equipe Cedaps – Chama na Solução

Site Oficial: https://cedaps.org.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5240 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!