Lwart Soluções Ambientais assume logística reversa do óleo lubrificante usado em todas as concessionárias John Deere

softelec
Foto da empresa Lwart de Lençóis Pauliste que produz celulose e reciclagem de lubrificantes.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2023 – A Lwart Soluções Ambientais será a parceira oficial da John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, para a coleta e destinação correta do óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC). A parceria tem como objetivo avançar na agenda sustentável da companhia, implementando a gestão do resíduo pós-consumo de forma ambientalmente correta.

O extenso portfólio da empresa inclui equipamentos como tratores, pulverizadores e colhedoras, cujo funcionamento exige a utilização de óleo lubrificante para redução de atrito entre as peças e resfriamento do motor. Nesse sentido, a manutenção e troca do óleo é fundamental para evitar desgastes prematuros, corrosão e, principalmente, assegurar o funcionamento apropriado do motor, sistema hidráulico e demais componentes chaves da máquina.

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira determina que o OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino, proibindo taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.

A colaboração entre as duas empresas possibilitará a destinação correta de todo o volume de OLUC das máquinas levadas para manutenção nas mais de 300 concessionárias brasileiras da John Deere.

A Lwart possui 18 centros de coleta espalhados por todo o Brasil, que servirão como base para o armazenamento do resíduo proveniente das concessionárias. Em seguida, o material será levado à matriz da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado. Uma vez concluído o processo, o material retornará para o mercado em forma de óleo básico de alta performance, matéria prima, que posteriormente será aditivada voltando a ser óleo lubrificante.

“O agronegócio é um dos principais impulsionadores da economia brasileira e isso se deve, em parte, à alta produtividade combinada com os incrementos tecnológicos usados no campo. A Lwart busca ampliar sua agenda estratégica focada na sustentabilidade, uma pauta essencial para o crescimento responsável e comprometido”, explica Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

Todo o processo de rerrefino do OLUC coletado é ecoeficiente no qual nada se perde. Toda matéria prima é aproveitada de alguma forma, isso significa que além de extrair o óleo básico mineral, o processo trata a água presente no resíduo e, ainda, transforma suas frações em subprodutos que também retornam à cadeia produtiva.

Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais tem em seu DNA a transformação de resíduos. Há quase 50 anos atua na coleta e transformação do óleo lubrificante usado e contaminado e é líder nacional e referência mundial na produção de óleo básico de alta performance, a partir desse resíduo potencialmente prejudicial ao meio ambiente. Como indústria do RE (Reciclar, Reutilizar, Recuperar, Rerrefinar), transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais, reinserindo-os na cadeia produtiva de maneira sustentável.

A Lwart Soluções Ambientais possui duas plantas, sendo uma para produção de óleo básico de alta performance, localizada em Lençóis Paulista (SP), e outra especializada em resíduos sólidos, localizada em Piracicaba (SP), bem como 18 centros de coleta espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 70 mil clientes todos os anos.

Site oficial: https://www.lwart.com.br

John Deere

A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere.

 Site oficial: https://www.deere.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!