Prêmio MasterCana: BP Bunge é reconhecida por iniciativas de agricultura regenerativa e prevenção e combate a incêndio

softelec
A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e Bunge, está entre as maiores empresas do setor sucroenergético do País.
A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e Bunge, está entre as maiores empresas do setor sucroenergético do País.

Imagem: Divulgação | Companhia esteve entre os destaques da premiação anual que reconhece empresas e personalidades por sua atuação relevante no setor sucroenergético

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2023 – No dia (14/8) aconteceu a cerimônia de premiação do Prêmio MasterCana Centro-Sul 2023, que reconhece anualmente empresas e personalidades por sua atuação de destaque no setor sucroenergético. A BP Bunge Bioenergia, uma das líderes do setor, saiu vitoriosa em duas categorias da premiação: “Sistema de combate a incêndio” e “Área Agrícola – Tecnologia & Inovação”. No caso da categoria “Área Agrícola – Tecnologia & Inovação”, o reconhecimento fortalece a posição da empresa como referência em agricultura regenerativa no setor sucroenergético em função das práticas sustentáveis desenvolvidas na gestão do campo.

“Além de nos manter fiéis ao nosso compromisso com a sustentabilidade, essas soluções da chamada agricultura regenerativa também têm um impacto importante em termos de produtividade e redução de custo. Na safra 2022/23, por exemplo, conseguimos substituir o uso de fertilizantes nitrogenados em 100% da área de plantio utilizando biológicos, o que nos tornou menos dependentes dos fertilizantes importados, por exemplo”, explica Mário Dias, gerente de desenvolvimento agronômico, que representou a companhia na premiação.

Já na categoria “Sistema de combate a incêndio” a empresa foi premiada pelos bons resultados do programa Brigada 4.0, que, nos últimos dois anos, fez a empresa alcançar uma redução média de 52% de áreas queimadas por hectare e de 50% no número de incêndios em áreas próximas às 11 usinas do grupo. Além de ações como manutenção de equipamentos, renovação de frota e treinamento regular, o projeto conta com tecnologia de ponta voltada ao enfrentamento dos incêndios nos canaviais. Tais recursos abrangem um sistema de monitoramento por satélite que alerta sobre as condições climáticas que favorecem a propagação de focos de fogo, além da utilização de câmeras de alta definição em torres de observação localizadas em pontos estratégicos nas unidades.

Os investimentos em tais iniciativas giram em torno de R$30 milhões até 2024.

“Este é um projeto muito importante para nós, entre outros motivos porque tem nos encaminhado para uma operação cada vez mais segura, o que é um valor fundamental para a companhia. Ver esses resultados expressivos sendo reconhecidos pelo mercado é sem dúvida uma grande alegria”, comenta Mário Sérgio Salani Junior, gerente de mecanização, que também marcou presença na premiação.

Sobre a BP Bunge Bioenergia

A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e Bunge, está entre as maiores empresas do setor sucroenergético do País. A companhia também é destaque em bioenergia (etanol e bioeletricidade), atua na transição energética com fontes mais limpas e renováveis e alimenta o mundo com o açúcar brasileiro. Presente nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, suas 11 unidades agroindustriais têm capacidade de moagem de 32,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Com mais de 8,5 mil colaboradores, a BP Bunge Bioenergia está focada na sua visão de ser referência mundial em energia sustentável.

Site oficial: https://bpbunge.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!