Empresa Reflorestar investe em eficiência energética na colheita mecanizada

softelec

Imagem: Divulgação | A empresa foi convidada pelo GT Colheita e Logística Florestal, da SIF, para apresentar os resultados obtidos com os investimentos em eficiência energética nos últimos anos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – Desde 2021, a Reflorestar Soluções Florestais vem se destacando no mercado pela implementação de diversas ações que têm contribuído para a eficiência energética da empresa no sistema Full Tree. Por isso, ela foi convidada para apresentar o tema no último encontro do GT Colheita e Logística Florestal, da Sociedade de Investigação Florestal (SIF) – associação criada pela Universidade Federal de Viçosa em parceria com as principais empresas do setor. O evento, que ocorreu no fim de agosto, foi realizado de modo on-line.

“Temos a convicção de que a eficiência energética passa por pessoas, processos e produtos. A inteligência operacional, aliada a investimentos em tecnologia e desenvolvimento de equipamentos, gera maior eficiência energética, contribuindo para melhores resultados e para a sustentabilidade econômica”, explica o gerente-geral de operações da Reflorestar, Nilo Neiva, quem apresentou o assunto na SIF.

Entre as principais ações realizadas pela Reflorestar em busca de eficiência energética no sistema Full Tree estão a substituição de máquinas de maior desgaste e consumo de diesel por outras mais modernas e a troca de implementos, como conjuntos traçadores, de menor para maior porte. A capacitação contínua e o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores foram outras medidas adotadas pela empresa.

Com essas mudanças, a Reflorestar Soluções Florestais já vem colhendo resultados satisfatórios. A empresa teve uma redução de mais de 435 mil litros de diesel na atividade global de colheita, quando comparado 2022 com 2021. A projeção para 2023, em relação ao ano passado, é ainda melhor: uma redução de 485 mil litros de diesel.

Nilo Neiva orienta que a escolha por um equipamento não está ligada apenas à sua disponibilidade mecânica. “Quando investimos em um implemento e/ou máquina base, analisamos um conjunto de atrativos, como alta disponibilidade e capacidade de produção, conforto ergonômico para nossos colaboradores e tecnologia embarcada para trazer soluções adequadas para a demanda de nossos clientes.”

Além da economia em diesel, outras coisas são observadas para a melhoria na eficiência energética, como gasto de pneu, material rodante, lubrificante, reforma de implemento e preventivas. A equipe também é avaliada em busca de uma aderência constante ao procedimento operacional padrão (POP) e à eficácia nos processos, com a segurança que o trabalho exige.

GT – Colheita e Logística Florestal

Desde julho, a Reflorestar integra o GT Colheita e Logística Florestal. A Sociedade de Investigação Florestal (SIF) é uma associação criada, em 1974, pela Universidade Federal de Viçosa em parceria com as principais empresas do setor. Fazem parte do GT Colheita 31 empresas e mais de 180 profissionais.

“Estamos muito felizes em participar do GT Colheita e Logística Florestal, da SIF. Nós nos reunimos com os maiores players da área para discutirmos os avanços e os desafios que enfrentamos no nosso dia a dia. Essa troca de experiências contribui para o aprimoramento do mercado florestal brasileiro”, comenta Igor Souza, diretor florestal da Reflorestar.

Sobre a Reflorestar

Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais, incluindo colheita mecanizada, carregamento de madeira e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.

Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Em quase 20 anos de atuação, a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil.

Site oficial: www.reflorestar.ind.br 

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!