ONU destaca a troca de mais de 27 mil lâmpadas velhas por LED nas estações da ViaQuatro e ViaMobilidade

softelec

Imagem: Divulgação | Parceria junto ao Instituto Efort e Enel ganha destaque no Circuito Urbano ONU-Habitat, após ação nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Outubro de 2023 – Uma ação de consumo sustentável promovida pela ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis por quatro linhas metroferroviárias em São Paulo, teve destaque no Circuito Urbano ONU-Habitat. Na terça-feira (24/10), a campanha Consumo Consciente, permitiu a troca de 27.221 lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de modelo LED, foi um dos temas da roda de debates sobre o futuro urbano sustentável.

O encontro teve transmissão ao vivo pelo YouTube:

Realizada em parceria com o Instituto Efort e Enel São Paulo, entre outubro de 2022 e junho de 2023, a campanha envolveu 19 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Ao todo, mais de 4 mil famílias foram beneficiadas com as trocas gratuitas de lâmpadas antigas por modelos em LED, mais econômicos e eficientes. As estações Jandira (Linha 8-Diamante) e Luz (Linha 4-Amarela) tiveram as maiores adesões, com as entregas de 2,7 mil e 6,6 mil lâmpadas, respectivamente.

Convidado para a live do Circuito Urbano ONU-Habitat, Fernando Luiz Nunes, gerente executivo de Manutenção da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, destaca a importância da contribuição da economia familiar ao meio-ambiente:

“Será um prazer falar desse projeto inovador, que traz consciência de forma prática aos nossos clientes sobre o consumo sustentável de energia em suas casas. É uma diferença fundamental ao bolso das famílias e, de quebra, vai de encontro à nossa missão de um mundo melhor e mais sustentável aos nossos filhos e netos”, diz.

A ação marcou presença por oito estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, passando por cidades como Itapevi, Osasco, Jandira e Carapicuíba, além de bairros da Capital.

“Temos o compromisso por um mundo sustentável. Além de oferecer a troca de lâmpadas à população, também realizamos a substituição de mais de 16 mil lâmpadas comuns por LED nas estações das linhas 8 e 9, reduzindo em 100 toneladas a emissão CO² na atmosfera”, frisa Alan Santana, gerente executivo de Manutenção da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

Desenvolvida para se tornar uma das melhores opções na hora de iluminar ambientes com eficiência e economia, a tecnologia LED pode durar até 2,5 vezes mais que uma lâmpada fluorescente, por exemplo. Por essa razão, a campanha visou possibilitar um maior alívio às contas familiares no fim do mês, inclusive orientando os passageiros sobre a adequação do consumo de energia ao orçamento doméstico.

Também participam da transmissão a presidente do Instituto Efort, Maria Regina Maciel, ea responsável por projetos de Sustentabilidade em Distribuição da Enel Brasil, Claudia Guimarães, além de Solange Mello, da Enel São Paulo, e Karina Miguel, analista de Projetos de Sustentabilidade da empresa. Durante todo o mês de outubro, o ONU-Habitat estimula o debate entre países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições sobre formas de melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Uma das maiores vantagens do LED para a natureza é a ausência de mercúrio em sua composição, elemento presente em muitas lâmpadas, como as fluorescentes. Esse tipo de metal contamina o meio ambiente se os produtos não forem descartados de forma adequada.

Sobre a ViaQuatro

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade Linhas 5 e 17

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho./

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,8 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Sobre o Instituto Efort

O Instituto EFORT é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundado em 2001 por um grupo de doutores e especialistas da Universidade de São Paulo em Engenharia, Educação e Meio Ambiente, e trabalha com projetos em eficiência energética, telecomunicações e atende pessoas com deficiências, terceira idade e de baixa renda em sua sede.

Site oficial: https://www.institutoefort.org.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5121 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!