BAIXAR PDF: FGV Energia lança Caderno de Hidrogênio de Baixo Carbono

softelec
Este Caderno é uma fonte valiosa de conhecimento e reflexão sobre o papel crucial do hidrogênio na construção de um futuro sustentável e de baixo carbono.
Este Caderno é uma fonte valiosa de conhecimento e reflexão sobre o papel crucial do hidrogênio na construção de um futuro sustentável e de baixo carbono.

Imagem: Divulgação | A criação deste Caderno abrangeu diálogos enriquecedores e fornece ao leitor insights fundamentados em uma análise robusta e abrangente sobre o atual cenário do hidrogênio de baixo carbono no Brasil e no mundo

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Novembro de 2023 – A equipe responsável pela criação do Caderno FGV Energia: “Hidrogênio de Baixo Carbono: a importância do avanço em questões estruturantes” reuniu colaboradores diretos e indiretos, provenientes de inúmeras conversas e entrevistas realizadas com profissionais do setor de energia e da cadeia produtiva do hidrogênio. Esta obra é uma colaboração coletiva que reflete não apenas a expertise da FGV Energia, mas também a generosidade e cooperação de uma rede diversificada de profissionais sobre o papel crucial do hidrogênio na construção de um futuro sustentável e de baixo carbono.

Cada profissional envolvido compartilhou generosamente suas experiências, conhecimentos e perspectivas, para enriquecer a compreensão dos desafios e oportunidades acerca deste setor, que está a crescer a cada dia.

Conteúdo do Caderno

Parte 1 – Cadeia de valor do Hidrogênio: da produção ao uso final

  • Rotas de produção do Hidrogênio: uma análise a partir da intensidade de emissões.
  • Transporte e Armazenamento.
  • Aspectos de segurança na cadeia produtiva do hidrogênio.
  • Uso final e a transversalidade do hidrogênio e seus derivados.
  • E-fuels e derivados do hidrogênio.

Parte 2 – O desenvolvimento da economia de Hidrogênio no mundo

  • Demanda e potencial de mercado.
  • Dinâmica internacional: posicionamento dos países e suas potencialidades.
  • Questões estruturantes para a difusão da economia do hidrogênio.

Parte 3 – A economia de Hidrogênio no Brasil

  • O mercado nacional de hidrogênio.
  • Perspectivas de desenvolvimento da economia do hidrogênio no Brasil.
  • Histórico de iniciativas e os principais avanços do Brasil na economia do H2.
  • Análise dos aspectos estruturantes da economia do hidrogênio no Brasil.
  • Considerações Finais e Referências

Equipe Responsável pela Produção:
Direção: Carlos Otavio de Vasconcellos Quintella, Superintendente de Pesquisa: Felipe Gonçalves; Coordenação: Felipe Gonçalves, Vinicius Botelho Pimenta Cantarino; Equipe Técnica – Autores (FGV Energia): Felipe Gonçalves, Frederico Freitas de Carvalho, João Henrique Paulino de Azevedo, Vinicius Botelho Pimenta Cantarino; Equipe Técnica (DNV): Alberto Coralli, David Nieto, Eduardo Bolonhez, Lucas Medina, Pedro Araujo; Equipe de Produção: Coordenação de Simone Corrêa Lecques de Magalhães e Diagramação de Bruno Masello e Carlos Quintanilha

Site oficial: https://fgvenergia.fgv.br

Se interessa pelo tema Hidrogênio Verde? Frederico Freitas fez parte da equipe técnica FVG Energia e é nosso colunista sobre o tema. Leia as publicações:

Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.
Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.
ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4820 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!