Herbarium reforça compromisso com meio ambiente e sociedade apresentando Relatório de Sustentabilidade 2022

softelec
A Herbarium é um Ecossistema de Negócios baseado em produtos naturais para a saúde e o bem-estar.
A Herbarium é um Ecossistema de Negócios baseado em produtos naturais para a saúde e o bem-estar.

Imagem: Divulgação | Farmacêutica tem ações voltadas para logística reversa, gerenciamento de Resíduos Sólidos, Diversidade & Inclusão, entre outros

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2023 – Herbarium Indústria Farmacêutica líder e referência em Fitoterapia no Brasil, divulga o primeiro Relatório de Sustentabilidade, com as iniciativas na área de Sustentabilidade realizadas em 2022 pela empresa. O Relatório de Sustentabilidade Herbarium 2022 seguiu a Norma Global Reporting Initiative (GRI), metodologia conceituada e difundida globalmente, e foi baseado em três pilares:

  • Ser Inspirador, contemplando os temas ambientais como Biodiversidade, Ecoeficiência, Emissões e Resíduos;
  • Ser Responsável, abrangendo as temáticas de Governança e Transparência, Integridade, Performance econômica, Cadeia de relacionamento e Gestão dos fornecedores; e
  • Ser Natural, pilar social da companhia, que inclui assuntos relacionados a Diversidade e inclusão, Saúde e bem-estar das pessoas.

“Reunir todas as iniciativas da Herbarium neste Relatório nos dá a visibilidade do quanto a empresa evoluiu neste segmento, mostrando que estamos no caminho certo e vislumbrando os próximos passos que devemos realizar em busca de reafirmar nosso compromisso de gerar impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente”, afirma Marcelo Geraldi, Presidente da Herbarium.

Ser Inspirador

Um dos destaques do compromisso com o meio ambiente é a atuação da empresa junto aos programas governamentais de logística reversa, garantindo que os produtos farmacêuticos vencidos ou não utilizados, retornem para um descarte adequado e seguro. Foram implantados mais de 3,6 mil pontos de coleta distribuídos em vinte estados mais o Distrito Federal e recolhidos 195 toneladas de produtos em 2022.

Todas as embalagens de produtos Herbarium são contempladas pela solução de compensação ambiental em parceria com a Eureciclo.

“Compensamos 100% das embalagens que disponibilizamos no mercado, excedendo significativamente os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explica Geraldi.

A empresa também tem um olhar atento aos recursos hídricos e atuou na implementação de poços artesianos para obter uma fonte local e confiável de água, reduzindo a dependência da rede pública. A captação de água pela Herbarium é regulamentada por uma Outorga de Direito de Captação subterrânea (Portaria 30/2022/OD-GOUT), emitida pelo órgão ambiental competente, estabelecendo condições máximas de utilização, como o volume permitido para captação por hora, dia e mês.

Em 2022, o consumo máximo diário registrado foi de 90 m³, abaixo do limite estabelecido na outorga. A média diária de vazão ficou em 3,56 m³/h, um metro cúbico abaixo do licenciado. Além disso, foram implementados sistemas de reutilização de água que permitem armazenar e reutilizar a água descartada em processos específicos, como a irrigação de áreas verdes da sede.

Sabendo que as mudanças climáticas são uma ameaça crescente para o bem-estar das pessoas e o planeta, desde 2021, a empresa realiza um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa com base no Programa Brasileiro GHG Protocol, e alinhado com o IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories (2006), a fim de identificar e mitigar os riscos inerentes às operações. Em 2022, a Herbarium recebeu um certificado (I-REC) atestando a compra de 100% de energias limpas e sustentáveis.

Para toda a frota de veículos, a indicação é que seja utilizado apenas etanol. Além disso, a empresa iniciou a compensação das emissões de carbono geradas no transporte dos pedidos realizados na loja on-line e conseguiu o primeiro certificado de compensação de 5 toneladas de carbono.

Ser Natural

Na Jornada de Diversidade & Inclusão, que visa promover um ambiente de trabalho saudável e com oportunidades a todos, é possível observar os avanços da representatividade feminina, com 55% dos colaboradores mulheres. No setor analítico o número é ainda maior, com 70% de mulheres contribuindo com suas habilidades e seus conhecimentos.

“Sabemos que a busca pela equidade de gênero é um trabalho árduo e contínuo, mas ficamos orgulhosos em observar as conquistas da empresa neste pilar, reforçando nosso compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades”, afirma o Presidente.

Ainda em 2022, a empresa realizou o Censo e Diagnóstico, capacitando gestores e equipe de Recursos Humanos, e formando Grupos de Afinidade, abordando os marcadores sociais de gênero, diversidade racial, orientação sexual e pessoas com deficiência.

Ser Responsável

Para assegurar a implementação efetiva das diretrizes apresentadas no código de ética da Herbarium, a empresa adotou o Canal de Garantia da Integridade Herbarium (CGIH) em 2022, meio acessível e seguro para que colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade em geral possam reportar casos que violam as diretrizes do código de ética e as políticas da empresa. Esses relatos são apurados por uma equipe especializada e encaminhados ao Comitê de Integridade, que realiza investigações aprofundadas e aplica as medidas disciplinares necessárias para evitar a reincidência.

A empresa conta ainda com outras maneiras de receber feedback de seus colaboradores, com pesquisas de clima organizacional e censo da diversidade.

Comprometida também com a comunidade do entorno, a Herbarium promove ações que contribuem para o bem-estar dos moradores da cidade onde está sediada, Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, e no Rio de Janeiro, onde possui escritório.

Um exemplo é o projeto Baalaka Social, um programa de arte-educação no Rio de Janeiro que tem a arte como ferramenta de fortalecimento da identidade de crianças e adolescentes expostos à violência, ao preconceito e à marginalização social.

Outra iniciativa é o Programa Atitude Herbarium, que, todos os anos, arrecada produtos de higiene para doação a escolas e instituições próximas à Colombo.

Sobre a Herbarium

A Herbarium é um Ecossistema de Negócios baseado em produtos naturais para a saúde e o bem-estar. Sua Indústria Farmacêutica é referência em Fitoterápicos no Brasil. Fundada em 1985, tem seus produtos presentes em mais de 50 mil farmácias e realiza o contato mensal com cerca de 38 mil médicos em todo o país. Especializada e reconhecida pela excelência em pesquisa e desenvolvimento, possui um portfólio composto exclusivamente por produtos de origem natural, principalmente fitoterápicos para prescrição médica e de venda livre, fitocosméticos, além de suplementos alimentares com rigor e qualidade farmacêutica.

Site oficial: https://herbarium.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!