Iguá Saneamento se mantém entre as primeiras colocadas do Top Open Corps de 2023

softelec
Companhia figura entre as 50 empresas mais engajadas no relacionamento com startups, prêmio reconhece a relevância da inovação do grupo.
Companhia figura entre as 50 empresas mais engajadas no relacionamento com startups, prêmio reconhece a relevância da inovação do grupo.

Imagem: Divulgação | Companhia figura entre as 50 empresas mais engajadas no relacionamento com startups, prêmio que reconhece a relevância da inovação para o grupo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2023 – A Iguá Saneamento conquistou o 1º lugar, na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura no ranking das corporações líderes em open innovation – o TOP Open Corps 2023, divulgado pela plataforma 100 Open Startups. Já na classificação geral, a companhia ficou em 26º lugar. O prêmio, que se consolidou como referência de mercado, reconhece a intensidade que a companhia confere à prática de inovação aberta com startups. A divulgação das empresas premiadas e a entrega dos troféus aos vencedores aconteceu na quarta-feira, 18/10, véspera do Dia Nacional da Inovação, no Rio de Janeiro.

A Iguá faz parte do TOP Open Corps desde 2020.

Pioneiro na aproximação do saneamento com o ecossistema de inovação, o projeto Iguá Lab fomenta, desde 2018, conexões e parcerias voltadas à construção de soluções inovadoras que transformem o setor. Foram quase 1.000 startups contatadas desde o nascimento da Iguá, com mais de 300 conexões com diversos setores da companhia e ao menos 60 soluções testadas. Existem, hoje, 38 startups sob contrato, prestando diversos serviços inovadores para o grupo.

“Ao longo de seus 6 anos de trajetória, a Iguá sempre apostou e investiu em inovação. Pensar diferente, questionar o “status quo”, ousar, faz parte do nosso DNA. Combinando estímulo aos seus colaboradores em pensar diferente com conexão com o ecossistema das startups, conseguimos trazer novas conceitos e práticas ao nosso dia a dia, contribuindo para acelerar a universalização do saneamento em nossas operações, com qualidade e respeito ao cliente. Mais uma vez, estar entre as empresas mais engajadas é resultado da constância do nosso relacionamento com o ecossistema ao longo do tempo”, pontua o COO da Iguá, Péricles Weber.

Inovação interna e digitalização

Como exemplo de iniciativas inovadoras, atualmente, mais de 40% do volume de água na Iguá é medido por hidrômetros inteligentes, resultado da criação de uma unidade de negócios da companhia voltada para a IoT – chamada Fluxx – que nasceu na edição 2020 do Festival de Inovação, que a companhia realiza regularmente para promover a cultura de inovação. Neste ano, o evento aconteceu em julho e contou com 128 projetos inscritos e 13 aprovados.

A gestão inovadora da companhia também é reconhecida pelos clientes: a Iguá tem hoje o aplicativo mais bem avaliado entre as empresas do setor, o Digi Iguá e, por meio dele, é possível realizar pagamento de contas de água com cartão de crédito e PIX, gerar código de barras da fatura e emitir segunda via.

“Criar espaços com liberdade de ideias e reconhecimento do esforço criativo mostram que a inovação faz parte do DNA da Iguá”, conclui Weber.

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas.

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2 , no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark).

A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Site oficial:  https://www.igua.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!