Projeto brasileiro dá nova vida útil às embalagens e é premiado por compromisso com a sustentabilidade

softelec
Foto: Marcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos
Foto: Marcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos

Imagem: Divulgação | Ao transformar embalagens de fogões em casinhas infantis, a Atlas Eletrodomésticos, dona das marcas Dako e Atlas, em parceria com a fabricante de papel e embalagem WestRock, recebe o Prêmio Grandes Cases de Embalagem

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – Segundo dados levantados pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), atualmente, apenas 4% dos resíduos sólidos recicláveis são de fato reciclados no Brasil. Isso significa que, muitas vezes, estes acabam indo para o lixo sem qualquer reuso. Pensando em como contribuir para o prolongamento da vida útil de suas embalagens e gerar impactos ambientais e econômicos positivos, de forma sustentável, a Atlas Eletrodomésticos, líder em vendas de fogões no Brasil, em parceria com a WestRock, trouxe uma solução inovadora que resgata essas caixas e as transformam em casinhas infantis. A iniciativa, que contribuiu para reduções de consumo de recursos naturais e de geração de resíduos, acaba de receber o Prêmio Grandes Cases de Embalagem.

O projeto Casinha Sustentável foi concebido com a missão de incentivar o reaproveitamento de caixas de papelão e agregar valor aos produtos de forma lúdica. Além de inovação, a iniciativa nacional também promoveu impacto significativo em aspectos econômicos ambientais e sociais, que são critérios avaliados no Prêmio Grandes Cases de Embalagem, realizado pela The Packaging Academy.

Ao incorporar instruções de montagem nas embalagens dos fogões Coliseum e Mônaco Plus de 4 bocas, a Atlas Eletrodomésticos também criou uma experiência lúdica para as crianças, incentivando o reuso das caixas.

“Por trás de uma simples caixa de papelão, há muita tecnologia envolvida para que ela tenha menor impacto possível no meio ambiente. Aqui na Atlas, buscamos criar ações e soluções significativas e palpáveis para a sociedade. A Casinha Sustentável é um testemunho do nosso compromisso com a inovação de forma social e ambientalmente responsável”, diz Márcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos.

A premiação, que não classifica os vencedores por categorias, avalia as embalagens com base em diversos parâmetros, incluindo inovação, tecnologia, impactos econômicos, mercadológicos e ambientais, além da experiência de consumo e estética. O Projeto Casinha Sustentável se destacou em todos esses aspectos, demonstrando ser uma solução criativa e eficaz para o reaproveitamento de materiais de embalagem, promovendo práticas amigáveis ao meio ambiente.

O projeto de reutilização das embalagens de papelão está alinhado aos valores de sustentabilidade da empresa, que implementou novas tecnologias em sua linha de produção, reduzindo o consumo de recursos naturais e de geração de resíduos. Esse investimento contribuiu para as reduções de 62% de consumo de água e 48% de consumo de energia elétrica na fabricação de seus produtos. Além disso, a empresa conseguiu chegar a um índice de 98% de reciclagem dos resíduos gerados no nosso processo de fabricação.

Sobre a Atlas Eletrodomésticos

A Atlas Eletrodomésticos é uma das mais tradicionais indústrias do setor de linha branca no Brasil e líder no mercado de fogões. A empresa construiu, ao longo de mais de 70 anos de história, uma forte relação com os consumidores e, ao lado deles, segue redefinindo e atualizando a experiência de cozinhar. Com sede no município de Pato Branco, no Paraná, a Atlas Eletrodomésticos conta com cerca de 2 mil funcionários, além de revendedores espalhados por todo o país. A indústria está presente em milhões de lares brasileiros com as marcas Atlas e Dako.

Site oficial: Atlas Eletrodomésticos | Loja Oficial

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!