Prefeitura do Rio e Universidade de Columbia levarão pesquisadores brasileiros para os Estados Unidos

softelec
Campus da Universidade de Columbia, em Nova York

Imagem: Divulgação | Programa de intercâmbio gratuito tem inscrições abertas até 15 de janeiro para estudarem sobre clima e meio ambiente

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2024 – A Prefeitura do Rio e a renomada Universidade de Columbia, sediada em Nova York, por meio do Columbia Global Centers Rio e do Climate Hub Rio – seu centro de estudos dedicado ao clima localizado no Rio de Janeiro – abriram o edital do “Programa de intercâmbio na Universidade de Columbia para lideranças climáticas do Rio de Janeiro”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro, no site do Columbia Global Centers Rio.

O Climate Hub Rio realizará uma sessão informativa gratuita e ao vivo, em português, sobre o programa de intercâmbio para lideranças climáticas do Rio de Janeiro na Universidade de Columbia, dia 11 de janeiro, às 20h, através do link. A apresentação será conduzida por Camila Pontual, Climate Program Manager do Columbia Global Centers Rio.

A iniciativa levará profissionais e acadêmicos do Rio de Janeiro para um período de estudos na Universidade de Columbia, em Nova York, com todas as despesas pagas. Os líderes climáticos participarão de sessões intensivas com funcionários, pesquisadores e professores de inúmeros departamentos da Universidade por duas semanas, em 2024.

A parceria com a Columbia proporciona pesquisa de ponta para a cidade do Rio, que já é referência em adaptação climática. Este programa inovador permitirá a troca de conhecimento e experiências entre lideranças municipais e pesquisadores renomados na área de clima. É um investimento em pesquisa e capacitação que se reverte para a cidade – afirma o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

Para se candidatarem, os interessados devem ser profissionais de nível médio a sênior que atuem na área de clima. Os profissionais podem atuar na Prefeitura do Rio de Janeiro; em organizações não governamentais focadas em mudanças climáticas; e/ou em instituições do setor privado que interagem com as políticas climáticas da cidade e acadêmicos de instituições de ensino superior da cidade que trabalhem em ciências climáticas aplicadas.

Entre os critérios de elegibilidade estão:

  • ampla e sólida experiência direcionada às questões climáticas na região urbana do Rio de Janeiro;
  • atuação profissional no governo, na sociedade civil, em instituições de ensino superior ou no setor privado no Rio;
  • disponibilidade para participar nas datas pré-definidas para as visitas;
  • habilidade de compreensão e comunicação efetiva em inglês;
  • demonstração de um plano claro de propósito e expectativas para a visita à Universidade de Columbia, incluindo objetivos individuais para a visita, reuniões e consultas desejadas e resultados definidos;
  • disponibilidade para participar de atividades pós visita com o Climate Hub no Global Center no Rio.

Sobre o programa

A intenção do programa é apoiar projetos que enfrentam os desafios multifacetados impostos pelas mudanças climáticas. Para isso, a iniciativa visa reforçar o conhecimento e as conexões entre agentes envolvidos no trabalho relacionado com o clima, além de expandir as colaborações de indivíduos e instituições na cidade do Rio de Janeiro com a comunidade de pesquisadores em clima da Universidade de Columbia, em Nova York

O programa tem o objetivo também de expandir as colaborações entre indivíduos e instituições na cidade do Rio de Janeiro e a comunidade de especialistas em clima da Universidade de Columbia em Nova York. A Universidade de Columbia reconhece a importância estratégica do Brasil no cenário global das mudanças climáticas. O país, com sua vasta extensão territorial, biodiversidade única e significativa capacidade de sequestro de carbono, desempenha um papel fundamental na regulação do clima mundial.

De acordo com Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Centers Rio, “este novo e inovador programa representa mais um avanço na parceria tão produtiva entre a Cidade do Rio de Janeiro e a Universidade de Columbia. O programa vai estimular um diálogo que levará a novas e importantes colaborações entre a cidade e a Universidade na área de clima e combate às mudanças climáticas. As esperadas colaborações vão facilitar a adaptação climática da cidade e gerar lições para cidades ao redor do mundo, reforçando o papel do Rio de Janeiro enquanto referência na agenda urbana ambiental.”

O movimento marca, portanto, mais um passo na parceria entre a Prefeitura do Rio e a Universidade de Columbia, que completa 10 anos desde a inauguração do Columbia Global Centers Rio. Além disso, se soma ao longo histórico de protagonismo da pauta climática na cidade, que foi sede da Eco92, do Rio+20 e, em 2024, sediará, a reunião de cúpula do T20 (Think 20), um dos mais importantes grupos de engajamento do G20 – formado pela 20 maiores economias do mundo.

Sites oficiais:
https://prefeitura.rio
https://www.columbia.edu
https://globalcenters.columbia.edu/rio

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!