Investindo em logística reversa, Fumacense Alimentos recebe selo “eureciclo”

softelec

Imagem: Divulgação | A partir da compensação ambiental das embalagens dos produtos comercializados, indústria cerealista catarinense reforça viés sustentável

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2024 – Com mais de 200 milhões de habitantes, segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil gera diariamente, uma quantidade gigantesca de resíduos sólidos urbanos. Visando contribuir cada vez mais com o meio ambiente, por meio da destinação correta das embalagens que envolvem os produtos comercializados pela indústria, a Fumacense Alimentos (SC) decidiu investir mais uma vez em sustentabilidade e, agora, recebe o selo “eureciclo”.

Conforme a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cerca de 306 mil toneladas de materiais secos foram recicladas em 2022. Diante deste cenário e com o intuito de contribuir para o aumento destes números, a cerealista começou a investir em logística reversa.

Desta maneira, por meio de uma parceria com uma empresa especializada, consegue garantir a compensação ambiental de 30% das embalagens produzidas para as marcas Kiarroz, RisoVita, Campeiro, Vilarroz, Kifeijão e Boby. Ou seja, faz com que essa parcela colocada no mercado por conta da produção dos alimentos seja reciclada e volte à cadeia produtiva.

Conforme explica Elisa Bernardini – gerente de Qualidade corporativa do Grupo EZOS, do qual a Fumacense Alimentos faz parte –, a ideia é expandir cada vez mais a iniciativa e alcançar a marca de 100% de compensação, para que tudo que é produzido como embalagem seja reaproveitado de alguma maneira.

“Em nossos produtos, utilizamos as embalagens primárias, que estão em contato direto com o alimento, e secundárias, que são usadas fora da embalagem primária para agrupar determinado número de produtos e criar uma unidade de estoque. Isto resulta na geração de plástico, alumínio e papel, por exemplo. Tudo pode ser reciclado, por isso decidimos investir em mais essa forma de cuidado com o meio ambiente”, evidencia.

DNA sustentável

Pioneira na geração de energia elétrica a partir da queima da casca do arroz – matéria-prima de quase todos os alimentos fabricados pela indústria –, a preocupação com a sustentabilidade se mostra algo latente na Fumacense Alimentos. A partir da instalação de uma usina termelétrica dentro do parque fabril em Morro da Fumaça (SC) em 2008, a empresa cerealista reutiliza o que seria um rejeito para fazer o maquinário funcionar. Além disso, também destina a cinza, resultante do processo de queima, para outros setores econômicos.

“Olhar para além da fábrica e pensar na natureza que nos cerca está, sem sombra de dúvidas, entre os nossos diferenciais. Sentimos que temos esse compromisso e não medimos esforços na busca de melhorias contínuas que ajudem na preservação ambiental. Estamos com um projeto especial para este ano que nos permitirá ter resultados positivos ainda maiores”, salienta o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Marquardt.

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

Juntamente com a JS Empreendimentos, o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a Cervejaria Santa Catarina, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS , um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Site oficial:
https://www.fumacensealimentos.com.br
https://www.grupoezos.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!