Ministro visita unidade da Be8 na Suíça, empresa que produz biodiesel a partir do óleo de cozinha usado

softelec
Foto: Comunicação do MME
Foto: Comunicação do MME

Imagem: Divulgação

  • Foto: Da esquerda para a direita, Pietro Mendes, Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME; Jerry Krattiger, Diretor de Desenvolvimento de Friburgo, Suíça; Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia (MME); Pierre André Pache, Membro do Conselho Nacional de Biocombustíveis da Suíça; Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8; Alexandre Kessler, Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil em Berna, Suíça; Tulio Abi-Saber, Vice-presidente de Finanças da Be8; Carlos Roberto Ferreira Júnior, Diretor de Operações e Manutenção da Be8; e Luiz Guilherme Parga Cintra, Chefe da Assessoria Internacional do MME
  • Na oportunidade, Alexandre Silveira conheceu a experiência de uso de biodiesel 100% em veículos produzido a partir de Óleo de Cozinha Usado (UCO)
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2024 – O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visitou em 19 de janeiro as instalações da Be8 Suíça localizada em Domdidier, no Cantão de Friburgo, após participar do Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.  Adquirida pelo grupo em março de 2022, a unidade produz biodiesel de segunda geração a partir do Óleo de Cozinha Usado (UCO, na sigla em inglês).

Para o Ministro, existe o interesse em conhecer a operação porque ela abastece veículos com até 100% do biocombustível (B100).

“Hoje vivenciei uma experiência que traz muitos ensinamentos para nós do Brasil. Acompanhei o abastecimento de um caminhão de grande porte com 100 % de biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha usado aqui na Suíça, ao lado das instalações de uma empresa brasileira e junto com autoridades locais. É um subproduto que agora vira combustível sustentável, que abastece totalmente um veículo de transporte pesado. Isso reforça todas as potencialidades brasileiras no campo da produção de biocombustíveis, com a diversidade de nossas matérias-primas, que vão desde oleaginosas oriundas da agricultura familiar, passando por grãos, até resíduos da indústria de proteína. Nossa qualidade e competitividade de custos de matérias-primas nos estimula a estabelecer a meta de exportar nossos biocombustíveis produzidos no Brasil para os países da Europa no curto prazo, gerando emprego no Brasil. É bom para a economia, para o meio ambiente e para a saúde. É o Brasil liderando a transição energética global.”

Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia

A produção também tem um papel local importante por oferecer uma solução ambiental para a questão do destino adequado do Óleo de Cozinha Usado. Seguindo a exigência da legislação local, a planta utiliza exclusivamente como matéria-prima o óleo reciclado de canola e, em menor proporção, de girassol recolhidos nas residências, restaurantes e empresas.

“Os principais clientes são as redes de postos de combustíveis e empresas que têm compromisso com a descarbonização como, por exemplo, redes de supermercados, empresas de varejo e transportadoras”, disse Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, e que também participou do Fórum em Davos.

“A nossa empresa está investindo na ampliação da estrutura de coleta e recepção do Óleo de Cozinha Usado na Suíça, assim como na ampliação da infraestrutura de distribuição. A operação no país tem potencial de crescimento e a planta está situada no centro da Europa, o que nos dá uma posição estratégica no continente”, completa Battistella.

A Be8 Suíça é 100% automatizada e tem uma estrutura física que ocupa aproximadamente 1.500m² de uma área total de 3.236m². Diferente do que no Brasil, essa unidade na Suíça abastece B100 nos veículos dos motoristas diretamente de uma bomba ao lado da produção.

Produção no Paraguai

Além das duas unidades produtivas no Brasil, em Passo Fundo (RS) e Marialva (PR), a Be8 também está presente com uma planta em La Paloma, no Paraguai, para o esmagamento de soja e a produção de biodiesel. Em território paraguaio, continua em desenvolvimento o projeto Omega Green, que produzirá biocombustíveis avançados naquele país.

Site oficial: https://www.be8energy.com/en/Home

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!