Biodiversidade: Instituto Nacional sediado na UFSCar se dedica a estudos sobre peixes neotropicais

softelec

Imagem: Divulgação | Rede reúne pesquisadores de diferentes locais para ampliar pesquisas sobre biodiversidade e conservação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – O Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (INCT-Peixes), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), iniciou suas atividades em 2023 e reúne pesquisadores nacionais e internacionais de universidades, órgãos públicos, empresas e institutos de pesquisa. O grupo é voltado aos estudos sobre a biodiversidade de peixes neotropicais, em busca de ampliar o conhecimento e o estabelecimento de estratégias que apoiem a conservação, elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras na cadeia produtiva desses peixes.

O Brasil possui a maior quantidade de rios, lagos e aquíferos e abriga quase ¼ dos peixes de água doce do mundo, com mais de 6,2 mil espécies descritas. No entanto, essa biodiversidade ainda é desconhecida.

“Descrever essa biodiversidade e estudar sua diversidade genética é fundamental para identificar áreas importantes para conservação e estabelecimento de políticas públicas”, descreve Marcelo de Bello Cioffi, docente do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar e coordenador do INCT-Peixes.

Além disso, as pesquisas nessa área são relevantes também para a aquicultura e podem trazer tecnologias inovadoras que ajudem a impulsionar a cadeia produtiva de peixes nativos com segurança alimentar e alto valor agregado. Outra importância dos peixes é que eles ajudam a monitorar a qualidade da água e isso tem participação direta no desenvolvimento de políticas públicas que remontam à segurança alimentar e ambiental.

De acordo com Cioffi, os projetos de pesquisas do INCT-Peixes visam integrar diferentes áreas do conhecimento com objetivo de desvendar a rica biodiversidade de peixes neotropicais, contribuindo para a sua conservação e uso sustentável.

Além de apoiar a fixação de jovens pesquisadores, o INCT pretende mostrar à sociedade a importância do conhecimento da biodiversidade de peixes e da sua conservação para as gerações futuras.

“Almejamos não apenas expandir nosso conhecimento científico, mas também inspirar ações concretas para a preservação dessas espécies e a promoção de um uso sustentável de nossos recursos”, reflete o docente.

Ao finalizar, Marcelo Cioffi destaca o papel crucial do INCT-Peixes na promoção do conhecimento, na conservação da biodiversidade e na conscientização da sociedade sobre a importância dos peixes para o equilíbrio ambiental.

“O Instituto visa ser uma referência na área, contribuindo significativamente para o entendimento e preservação do ecossistema aquático”, conclui.

Site oficial: INCT-Peixes (ufscar.br)

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!