Como as startups estão ajudando a economizar e tratar a água?

softelec

Imagem: Divulgação | Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993 para incentivar a comunidade internacional a discutir questões importantes que envolvem os recursos hídricos e a sua utilização.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – Com a escassez de água no mundo se tornando um problema cada vez mais recorrente, é essencial que esse tema seja tratado como prioridade globalmente. A crise hídrica que vivemos atualmente está sendo agravada não apenas pelas mudanças climáticas, como também devido a veloz urbanização, aumento da poluição e falta de sistemas de purificação de água confiáveis.

Nesse cenário, as startups possuem um papel fundamental na busca por soluções inovadoras que ajudem no tratamento e conservação da substância.

“Há cada vez mais startups utilizando tecnologias avançadas e sustentáveis para desenvolver soluções focadas em economizar água, reduzir o desperdício e melhorar a eficiência no tratamento nos mais diversos setores, como agronegócio, varejo, saúde, etc. Já existem no mercado sensores inteligentes que monitoram em tempo real e fazem análises que ajudam as organizações a gerenciar a água de forma mais inteligente e tomar decisões mais informadas sobre o seu uso”, analisa Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures, maior rede de inovação aberta da América Latina, que conecta startups e grandes empresas para geração de negócios.

Pensando nisso, listamos 4 startups que estão auxiliando na construção de um futuro em que a água seja um recurso acessível e protegido para as gerações futuras. Confira:

Eficagua

A startup Eficagua integra tecnologia e biotecnologia para ajudar a agricultura a produzir mais com menos água. Ela oferece soluções de manejo do solo e da água, além de serviços de consultoria e pesquisa. Seu objetivo é medir e economizar água, aumentando a produtividade de forma eficiente. A empresa também oferece assessoria e consultoria científica para o manejo de cultivos, solos e água.

Fractal Engenharia

Fractal, fundada em 2010, tem como objetivo desenvolver soluções de tecnologia em engenharia para a gestão de riscos hidrológicos e segurança de barragens. Com o propósito de ter profunda inteligência sobre a dinâmica da água no mundo, transformando dados em melhoria operacional de ativos, desenvolve soluções SaaS para os setores elétricos, mineração, comercialização de energia e gestão pública. Site oficial: https://fractaleng.com.br

Água na caixa

A startup Água na Caixa, fundada em 2017, oferece uma alternativa sustentável para o consumo de água. Utilizando tecnologia plant-based, a empresa produz embalagens sustentáveis e neutras em carbono, reduzindo o impacto ambiental. Seu objetivo é buscar novas soluções para embalagens mais sustentáveis de água. Site oficial: https://www.aguanacaixa.com.br

Infinito Mare

A fim de monitorar e de despoluir ambientes aquáticos, a Infinito Mare desenvolveu uma Solução Baseada na Natureza (SbN) chamada de “Caravela”, que utiliza algas nativas que monitoram e despoluem enquanto estimulam a captação de CO2 da atmosfera e o crescimento acelerado destas espécies, que podem servir de insumos para produção subprodutos como fibras de tecido e biocombustíveis. A startup foi fundada em 2019 e, em 2023, foi acelerada pelo InovAtiva de Impacto Socioambiental. A partir daí, vem se destacando na luta pela remoção de poluentes nas águas.

Site oficial: https://liga.ventures

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5027 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!