OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Desafios e oportunidades com a abertura do mercado livre de energia

softelec
Foto: Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol
Foto: Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol

Imagem: Divulgação | A estimativa da Aneel é que para 2024 a migração atinja clientes que consomem um total de 279,4 GWh

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Junho de 2024 – O Mercado Livre de Energia (MLE) tem se revelado um comércio propício para desafios e oportunidades à medida que mais consumidores buscam a liberdade de escolher seus fornecedores de energia. Este ambiente de negociação, criado com o propósito de fomentar a concorrência, permite que consumidores negociem diretamente com geradores ou comercializadores de energia, estabelecendo condições personalizadas de fornecimento.

Até o final do ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece requisitos de demanda para a participação no MLE, restrito a unidades que operam em alta tensão (Grupo A) e possuem uma demanda contratada de pelo menos 500 kW, o que mudou no início de 2024 com a abertura do mercado.mercado livre de energia

Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol, franquia no ramo de energias renováveis, explica que, em de janeiro deste ano, os benefícios do mercado livre de energia estão sendo estendidos a todos os consumidores do Grupo A, proporcionando uma rota de migração com potencial para atrair milhares de novos participantes.

Antes o opção de adquirir energia pelo Mercado Livre, estava acessível apenas para consumidores que gastasse acima de 80 mil reais por mês em energia, com o nascimento do mercado livre varejista esse anos, todos os consumidores do grupo A podem migrar, ou seja, padarias, minimercados, açougues, escolas, academias, que gastam a partir de 9.000 reais por mês, agora podem usufruir desse benefício de ter desconto recebendo energia limpa sem a necessidade de fazer investimento.

Cerca de 72 mil consumidores de alta tensão estão aptos a migrar em janeiro, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A estimativa da Aneel para 2024 é que a migração atinja clientes que consomem um total de 279,4 gigawatts-hora (GWh) de energia por mês, representando uma mudança significativa no panorama energético.

“De acordo com estudos da CNI a migração pode resultar em uma economia de até 30% na conta de luz, devido aos custos de aquisição de energia menores nesse mercado’’, comenta Maurício.

Por outro lado, com essa abertura, as distribuidoras de energia elétrica enfrentam desafios, prevendo a perda de clientes ligados em alta tensão, como comércios e indústrias.

Sobre a Kinsol

Com o propósito de redefinir o futuro da energia por meio de tecnologias avançadas, a Kinsol possui um amplo portfólio de soluções renováveis, sendo protagonista nos setores de mercado livre, energia solar e mobilidade elétrica tendo o compromisso de produzir hoje a energia do futuro, levando aos clientes a liberdade de escolha de acessar uma energia limpa com ou sem a necessidade de investimento. Por meio de crescimento sustentável e lucrativo, a empresa tem a missão de aumentar a cada dia a rentabilidade de seus franqueados, sócios e investidores. Em 2024 planejam metas ousadas e contam com a entrada estratégica da abertura para novos investidores.

Com 10 anos de mercado e mais de 300 franqueados espalhados por todo o país, a Kinsol é Integradora 5 estrelas e parceira da WEG que atualmente conta com mais de 20 fábricas e está presente em mais de 130 países. Nossa multinacional brasileira é sinônimo e reconhecimento de qualidade e excelência em tudo que faz, sendo uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. Com milhares de clientes espalhados em todos os estados do Brasil, a nossa energia verde já evitou mais de 18468 toneladas de C02 atmosfera e proporcionou mais de 27 milhões de economia.

Site oficial: https://kinsol.com.br

Imprensa

Informamos que os conteúdos publicados para seção Opinião de Especialistas AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS são independentes e de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, na opinião da redação do nosso canal.

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5338 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!