Primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados com hidrogênio verde no País será destaque no Congresso FertBrasil deste ano

softelec

Imagem: Divulgação | Diretor de operações da Atlas Agro, Rodrigo Santana, apresenta durante o evento, no dia 12/6, o projeto inédito de construção da unidade fabril em Uberaba (MG), com investimentos de R$ 4,3 bilhões

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Maio de 2024 – O Congresso FertBrasil, considerado um dos maiores eventos de na área de fertilizantes no País, organizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo em parceria com a Embrapa, IAC e Esalq/USP, vai apresentar o projeto inédito de construção da primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados a partir do hidrogênio verde, a ser implantada em Uberaba (MG), com investimentos totais de R$ 4,3 bilhões da Atlas Agro, produtora global de fertilizantes nitrogenados com zero emissões de carbono.

Durante o evento, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho de 2024, em Campinas (SP), o diretor de operações da Atlas Agro, Rodrigo Santana, trará os principais detalhes do projeto e seus potenciais no desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, bem como no processo de neoindustrialização verde do País.

A edição deste ano terá como tema principal a “Inovação em Fertilizantes e Insumos para a Nutrição de Plantas nos Trópicos”.

Inúmeras tecnologias em fertilizantes, mais adaptadas aos sistemas de produção tropicais, têm surgido a cada ano e o Congresso FertBrasil será um grande fórum para ampliar a discussão científica sobre essas tecnologias e a interação entre a pesquisa e o mercado. No caso da Atlas Agro, a aposta da companhia é tornar-se primeira referência na descarbonização da indústria de fertilizantes no Brasil, já que atualmente mais de 90% do fertilizante nitrogenado utilizado no País são importados de outros países, sendo todos eles produzidos a partir de fontes fósseis e poluentes.

A planta em Uberaba (MG) utilizará uma matriz 100% limpa, a partir de fontes renováveis, tais como a solar e eólica, para produção do hidrogênio verde, amônia verde e os fertilizantes nitrogenados com zero carbono. A fábrica evitará a emissão de mais de 1 milhão de toneladas de carbono equivalente anualmente para a atmosfera.

A unidade terá ainda uma capacidade de produção para 500 mil toneladas por ano de fertilizantes para atender os clientes da região.

“A nova planta é um importante passo para a substituição de fertilizantes importados com significativa pegada de carbono por uma produção nacional a partir de um processo totalmente sustentável. Também se configura como uma grande oportunidade para promover a reindustrialização verde no país e proporcionar um aumento na segurança alimentar no Brasil”, comenta Rodrigo Santana, da Atlas Agro.

Serviço

Atlas Agro no Congresso FertBrasil

Data: entre 11 e 13 de junho de 2024
Painel Amônia Verde: 12 de junho 2024
Horário: das 8h às 18h
Local: Expo D. Pedro – Avenida Guilherme Campos, 500 – Bloco II
Jardim Santa Genebra, Campinas – SP

Site oficial: https://fertbrasil.com/index.php

Sobre a Atlas Agro Fertilizantes

A Atlas Agro Fertilizantes é uma empresa europeia focada na produção de fertilizantes nitrogenados com zero emissões de carbono ao meio ambiente. Sua missão é alimentar o mundo de forma sustentável, promovendo assim a disrupção em uma indústria que responde por 2% das emissões mundiais de CO2. Cada uma de suas fábricas pode alimentar cerca de 16 milhões de pessoas e evitar mais de 1 milhões de toneladas de CO2 por ano.

A Atlas Agro tem sua sede global na Suíça e escritórios na Espanha, Estados Unidos e Brasil.

Site oficial: https://www.atlasagro.ag/pt/inicio/

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5203 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!