PUC-Campinas distribui 2.801 mudas em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

softelec
Foto: Foram doadas à população 2.801 mudas de árvores nativas do viveiro da Universidade.
Foto: Foram doadas à população 2.801 mudas de árvores nativas do viveiro da Universidade.

Imagem: Divulgação | A entrega foi feita no no estacionamento do Campus II da PUC

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Junho de 2024 – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, a PUC-Campinas, através do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Ciências Biológicas (PET-Biologia), lançou a quinta edição do projeto “Vamos Reflorestar?”, onde foram doadas à população 2.801 mudas de árvores nativas do viveiro da Universidade.

Foram oferecidas 420 aroeiras-pimenteiras e 2.381 ipês, dentre brancos, amarelos e rosas.

Ajuda ao Rio Grande do Sul

A distribuição das espécies foi gratuita, mas a PUC-Campinas pediu a colaboração para aqueles que retirassem as mudas para que doassem alimentos não perecíveis e produtos de higiene a fim de ajudar os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Geração Restauração

O projeto aconteceu em consonância com a campanha do Programa para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU) para a celebração da data neste ano, que se concentra na restauração da terra, no combate à desertificação e na resiliência à seca e cujo slogan é “Nossa terra. Nosso futuro”. Nós somos a #GeraçãoRestauração”.

PET e Viveiro de Mudas

De acordo com a professora da Faculdade de Ciências Biológicas e atuante na área de Ecologia, Profa. Dra. Luciane Kern Junqueira, o PET-Biologia (existem ainda o PET-Enfermagem e o PET-Arquitetura) é um programa constituído por doze alunos bolsistas do Governo Federal e que cursam Ciências Biológicas na PUC-Campinas e alguns estudantes voluntários. Todos eles desenvolvem vários projetos, dentre os quais, o “Viveiro de Mudas”, onde são produzidas todas as plantas distribuídas durante as campanhas realizadas pela Universidade.

“O viveiro localizado no Campus II da PUC-Campinas se encontra alocado na Faculdade de Ciências Biológicas. As sementes para o cultivo das mudas são adquiridas com verba do Governo Federal e quem cuida do desenvolvimento do que ali é plantado, durante todo o processo, são os próprios estudantes da Faculdade de Ciências Biológicas”, explica a professora.

Ela esclarece ainda que as quatro espécies distribuídas são cultivadas no próprio viveiro, mas ressalta que, apesar do local comportar muitas mudas, o número limitado de espécies produzidas se dá pela dificuldade em se conseguir fazer a irrigação por setores.

“Por ser uma irrigação única, a gente precisa trabalhar com espécies que suportem a mesma quantidade de água durante todo o dia. Além disso, nós procuramos trabalhar com um número menor de espécies em virtude da facilitação dos processos de manutenção, cultivo e, como dito antes, irrigação, porém, é importante ressaltar que todas as quatro espécies produzidas são nativas da flora brasileira”, explica Luciane.

Campanhas durante o ano

O viveiro faz uma grande campanha anual, que chega a doar de duas a três mil mudas à população, além de campanhas menores entre uma edição e outra desta. Em mais de uma década de existência, já foram distribuídas mais de quinze mil árvores.

Site oficial: https://www.puc-campinas.edu.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5246 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!