CCEE investe em novo datacenter e melhora em 50% no desempenho dos seus sistemas

softelec
Foto: Divulgação | CCEE investe em novo datacenter e melhora em 50% no desempenho dos seus sistemas
Foto: Divulgação | CCEE investe em novo datacenter e melhora em 50% no desempenho dos seus sistemas

Imagem: Divulgação | Infraestrutura triplica capacidade de armazenamento e processamento de dados pela organização, que oferece ainda mais agilidade e tranquilidade para agentes

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2024 – A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), responsável por promover a compra e venda do insumo no Brasil, investiu mais de R$ 60 milhões para a instalação de um novo datacenter, que triplicou a sua capacidade de armazenamento e processamento de dados. Com as tecnologias contratadas, a organização passou a oferecer para os seus agentes um tempo de resposta até dez vezes mais ágil nos seus sistemas. As melhorias também tornaram o desempenho das plataformas tecnológicas mais estável, mesmo em dias de alto volume de operações.

O compromisso com o aprimoramento contínuo dos serviços providos aos seus associados e o crescimento no ritmo de entrada de consumidores no mercado livre de energia, que trazem consigo um maior volume de transações de informação, foram os principais motivadores para que a CCEE voltasse seus esforços e recursos para este projeto. A infraestrutura recém-criada é capaz de armazenar 700 terabytes e utiliza alguns dos equipamentos mais modernos disponíveis.

“Verificamos uma melhoria média de desempenho de 50% nos nossos sistemas. A ferramenta de Divulgação de Resultados e Informações – DRI, por exemplo, apresentou uma performance 65% mais rápida após a implementação. Os próprios agentes que utilizam os sistemas avaliaram muito bem a decisão e reportaram que têm percebido um resultado muito positivo, principalmente em datas que têm maior intensidade de acessos”, reforça Edson Lugli, gerente executivo de Suporte e Infraestrutura da Câmara de Comercialização.

Especificações técnicas

A CCEE conta agora com maior capacidade de processamento em duas frentes principais: (i) hiper convergência, que passou de 1.200Ghz para 3.500Ghz; (ii) e em banco de dados, com avanço de 250 terabytes para 750 terabytes de armazenamento. O sistema anterior utilizava discos SSD SATA conectados por cabos à placa mãe, atingindo velocidade máxima de 600MB/s. Já novos discos SSD NVMe são conectados diretamente no barramento PCIe da placa mãe e atingem velocidades de até 7.000Mb/s, com acesso 11 vezes mais rápido.

O novo datacenter também vai garantir melhor performance para aplicações que usam muita leitura. Dados atuais de monitoramento apontam que a latência média de acesso ao principal sistema de disponibilização de dados e relatórios da Câmara caiu de 20 milissegundos para 2 milissegundos.

A infraestrutura traz ainda uma camada adicional de discos NVMe para operações mais rápidas. Tudo controlado e calibrado dinamicamente pela união de software e hardware construídos para explorar estes novos recursos. Essa melhoria evita que, quando a CCEE recebe milhares de transações simultaneamente, o tempo de resposta e a disponibilidade continuem adequados.

Sobre a CCEE

A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.

Site oficial: https://www.ccee.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5343 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!