Serviço Geológico do Brasil articula novas parcerias com a Agência de Cooperação Internacional do Japão

softelec
Foto: Divulgação | Serviço Geológico do Brasil articula novas parcerias com a Agência de Cooperação Internacional do Japão
Foto: Divulgação | Serviço Geológico do Brasil articula novas parcerias com a Agência de Cooperação Internacional do Japão

Imagem: Divulgação | Representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) dialogaram sobre retomada de projetos

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2024 – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) iniciaram diálogos que podem abrir novas oportunidades de parcerias entre os países, no campo das geociências. Em 1º de junho, representantes da instituição japonesa se reuniram com os brasileiros, na sede do SGB, para dialogar sobre a retomada de projetos de cooperação.

Há mais de 30 anos, o SGB atua em parceria com a JICA, por meio de Projetos de Recursos Minerais e do Projeto para Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais (GIDES). O sucesso desse trabalho conjunto evidencia que as instituições estão alinhadas e há potencial para ser explorado em outras áreas, como ressalta o assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte.

“A JICA é um dos principais agentes de financiamento e apoio à cooperação para o desenvolvimento. Essa parceria interinstitucional é importante não só para superarmos os desafios de infraestrutura em geociências, mas para facilitar o estabelecimento de redes de cooperação com instituições de outros países, sobretudo africanos e latino-americanos”, afirma Duarte.

Conforme definido na reunião, o SGB apresentará à JICA as áreas e ações de interesse, que podem ser contempladas em projetos futuros.

Ao lado da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GTZ), a JICA é uma das principais agências de apoio ao desenvolvimento internacional do mundo.

Oportunidades para capacitação profissional

Na reunião, os representantes da JICA apresentaram o Programa de treinamento (para mestrado/doutorado) da área de mineraçãoHuman Resources Development in the Mining Sector/Desenvolvimento de Recursos Humanos no Setor Mineiro”. Em setembro, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil poderão se candidatar. Essa iniciativa é desenvolvida por meio do Programa Kizuna (Programa de Formação de Recursos Humanos para a América Latina e o Caribe, na Redução do Risco de Desastres Naturais).

Representaram a JICA na reunião Akihiro Miyazaki, representante-chefe do Escritório da JICA Brasil; Yoshitaka Hosoi, senior advisor (JICA Matriz); e Christiane Hatano, coordenadora de Projetos da JICA Brasil. O SGB foi representado por: Rafael Duarte, chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais; Marcos Ferreira, assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais; Anne Giselle Guimarães, assistente da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial; e Cimara Monteiro, assessora da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG).

Participaram remotamente da reunião: Edgar Shinzato, chefe do Departamento de Informações Institucionais (DEINF/DIG); Artur Mattos, coordenador-executivo do Departamento de Hidrologia (DEHID/DHT); Geovani de Costa, coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/DHT); e Deborah Mendes, geóloga da Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSUNI).

Site oficial: https://www.sgb.gov.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5337 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!