Ceará supera meta e aumenta para 31% coleta de latas de aço em 2023 com auxílio da Prolata

softelec
Foto: Dutch Air, Pixabay
Foto: Dutch Air, Pixabay

Imagem: Divulgação | Foram 1.490,83 toneladas de latas de aço pós consumo destinadas corretamente por meio da parceria entre Prolata e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, entrepostos e pontos de entrega voluntária

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Setembro de 2024 – Boa notícia para o estado do Ceará: por intermédio da Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, o volume de latas de aço pós consumo destinado em 2023 foi de 1.490,83 toneladas, cumprindo 31,30% de logística reversa no estado no ano, dados acima da meta prevista. Os números foram atingidos graças à parceria da Prolata com 3 cooperativas/associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis, 2 entrepostos e 13 pontos de entrega voluntária (PEV) retorna machine, totalizando 18 iniciativas em atividade, contribuindo para a destinação final ambientalmente adequada dessas embalagens.

O número é ainda maior quando comparado de agosto de 2022 a dezembro de 2023: 2.879,12 toneladas, cumprindo com a meta para o período, que era de 2.044,04 toneladas. Quanto à destinação, 98,58% deste volume foi encaminhado à siderúrgica parceira ArcelorMittal, e o restante a outras siderúrgicas. Todos os dados são do verificador Central de Custódia.

“O programa deu continuidade às ações estruturantes realizadas desde 2015 junto às cooperativas parceiras, incluindo novas formas de apoio e fortalecimento dos grupos. Também deu sequência à inclusão de entrepostos em novos municípios. Por fim, houve investimento na expansão de PEVs via parceira Triciclo Ambipar e na promoção de educação ambiental, com ações direcionadas ao consumidor final”, conta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.

Para a executiva, as ações representam o esforço na diminuição do impacto de resíduos sólidos no meio ambiente, mas que precisa ser constante. “Os resultados foram acima da meta, mas não podemos nos acomodar. Sabemos que fortalecer o sistema de logística reversa no Ceará é um trabalho que precisa ser reforçado ano a ano. Contar com o apoio dos nossos parceiros e do Ministério Público local tem sido fundamental para isso”, conclui.

Sobre a Prolata Reciclagem

Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos e uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), com coordenação e patrocínio da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.

O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema. Saiba mais sobre a Prolata acessando o site oficial.  

Site oficial: https://www.prolata.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5612 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!