Empresa brasileira aborda a responsabilidade ampliada do produtor no maior congresso de resíduos sólidos do mundo

softelec
Foto: Divulgação | Fernando Bernardes, Doutor em Engenharia Ambiental e Diretor de Operações da Central de Custódia
Foto: Divulgação | Fernando Bernardes, Doutor em Engenharia Ambiental e Diretor de Operações da Central de Custódia

Imagem: Divulgação | Evento promovido pela ISWA, trouxe a temática “Do Desperdício à Riqueza: Soluções para um futuro Sustentável”

Publicidade
Publicidade
STADLER

Outubro de 2024 – Fernando Bernardes, Doutor em Engenharia Ambiental e Diretor de Operações da Central de Custódia, empresa brasileira que atua desde 2021 como verificador independente dos resultados da logística reversa de embalagens no Brasil, participou como conferencista no Congresso da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA – International Solid Waste Association World Congress). O maior evento do gênero no mundo que aconteceu em setembro, na Cidade do Cabo, África do Sul.

A edição de 2024 trouxe a temática: “Do Desperdício à Riqueza: Soluções para um futuro Sustentável” e contou com a contribuição de profissionais de gestão de resíduos, autoridades governamentais, líderes da indústria, formuladores de políticas públicas, cientistas e profissionais emergentes, que buscam promover diálogos construtivos para encorajar avanços científicos e técnicos na gestão sustentável de resíduos sólidos. O ISWA 2024 ofereceu uma plataforma para a troca de conhecimento, ideias, técnicas e tecnologias.

Bernardes palestrou sobre: “O impacto do EPR sobre a reciclagem no Brasil”, destacando o papel do verificador independente de resultados como elemento de credibilidade e adicionalidade ao sistema de logística reversa.

EPR – Extended Producer Responsability ou responsabilidade ampliada do produtor, é um conceito de gestão de resíduos e poluição que incentiva as empresas a projetar produtos e processos de fabricação mais sustentáveis e recicláveis.

“Participar das discussões e palestrar em um evento global como esse, carrega uma visibilidade significativa para o modelo brasileiro de logística reversa, que é um case de sucesso no que diz respeito à regulamentação, práticas de verificação independente e principalmente na quantidade de embalagens recuperadas ao ciclo produtivo, isso traz visibilidade para o trabalho da Central de Custódia e demonstra que o País está no caminho certo. A Associação Internacional de Resíduos Sólidos realiza um trabalho significativo promovendo práticas ambientais, aceitabilidade social e eficiência econômica em termos de sustentabilidade no setor de resíduos sólidos”, comenta Bernardes.

Um dos destaques do ISWA 2024 foi a discussão acerca do livro “Global Waste Management Outlook 2024 – Beyond and Age of Waste, Turnin, Rubbish into a Resource”, lançado pelo programa da ONU para o Meio-Ambiente e do qual Bernardes é um dos co-autores, junto com outro brasileiro, Carlos Silva Filho, convidado a participar da mesa de debates sobre o livro.

A participação de brasileiros no evento realçou a evolução do País nas discussões sobre o tema mundo à fora.

“Isso mostra o quanto estamos avançando e sendo reconhecidos como referência globalmente no nosso setor”, finaliza Bernardes.

O evento é organizado pela ISWA, uma associação não governamental, independente e sem fins lucrativos, cuja missão é promover e desenvolver o gerenciamento profissional de resíduos em todo o mundo como uma contribuição ao desenvolvimento sustentável.

Site oficial: https://centraldecustodia.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5797 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!