Operação Fogo Zero reforça prevenção de incêndios florestais em período de estiagem

Foto: Daniel Reis
Foto: Daniel Reis

Imagem: Divulgação | Iniciativa conta com investimentos em tecnologia e monitoramento contínuo para preservação e segurança de áreas verdes.

Abril de 2025 – A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) está intensificando as ações da Operação Fogo Zero, realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana (SMSU) e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. O reforço nas atividades é decorrente da chegada do outono e do período de seca, que elevam o risco de incêndios, sobretudo em áreas de vegetação.

A Operação Fogo Zero foi criada em 2017 e busca agilizar o atendimento e o combate às chamas em áreas de proteção ambiental e em parques da cidade, por meio da capacitação de profissionais e com o apoio das Centrais de Monitoramento, que estão presentes no Parque Linear Córrego do Bispo e o no Parque Anhanguera. A previsão é de que até o fim deste ano, a cidade seja contemplada com mais duas unidades.

A iniciativa é realizada em três fases, de acordo com o período de vigência das atividades ao longo do ano. A fase verde ocorre de janeiro a março e de novembro a dezembro. No início do ano, são definidos os preparativos para o período de estiagem, enquanto, ao final, realiza-se a avaliação da temporada. A fase amarela, de março a maio, é caracterizada pelo reforço das medidas preventivas e pela ativação do plano de comunicação. Por fim, a fase vermelha, de junho a outubro, exige atenção redobrada, com intensificação da fiscalização, ampliação das estratégias de resposta e fortalecimento da comunicação.

A prevenção e o combate a incêndios em áreas florestadas envolvem um conjunto de iniciativas para minimizar riscos e garantir respostas eficazes. As medidas preventivas priorizam a disseminação de informações sobre os perigos do fogo, a capacitação de brigadistas e a melhoria da infraestrutura, incluindo campanhas educativas e planos específicos.

O controle foca na fiscalização e gestão do uso do fogo em áreas próximas aos parques, com a realização de rondas preventivas. O monitoramento climático e a análise de mapas de risco asseguram vigilância constante em pontos estratégicos. Já o combate busca respostas rápidas e coordenadas para extinguir incêndios, contando com planejamento estruturado e cooperação entre órgãos municipais e estaduais. Os equipamentos operam 24 horas por dia, e dispõem de torres equipadas com câmeras de longo alcance e sensores infravermelhos. Em 2024, 36 incêndios foram detectados pelo sistema de monitoramento instalado, uma taxa de 100% de detecção nos locais onde as câmeras foram implementadas.

“Com o avanço da estiagem, intensificamos a Operação Fogo Zero para garantir a proteção das nossas áreas verdes. A combinação de monitoramento contínuo e uma equipe preparada é essencial para prevenir e combater os incêndios florestais de forma eficiente e rápida”, reforça o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

Só em 2024, 545 profissionais foram capacitados no Curso de Prevenção, incluindo guardas civis metropolitanos do grupamento ambiental, policiais civis e militares, bem como integrantes da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), voluntários, entre outros. O treinamento visou aprimorar as técnicas e o preparo das equipes de combate às chamas. Os focos de incêndios florestais são resultado da combinação entre clima quente e seco e agentes que iniciam o fogo, como raios, balões, queimadas em terrenos vizinhos, bitucas de cigarro e ações criminosas. Apenas em março de 2025, o monitoramento identificou mais de sessenta balões, que, ao caírem, podem destruir a vegetação e a fauna, além de colocar a população em risco. Em casos de denúncia de incêndios florestais, acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Site Oficial: https://capital.sp.gov.br/web/meio_ambiente

Imprensa

Temas Relacionados


 

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6235 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!