
Imagem: Divulgação | Eduardo Paes e Ricardo Piquet vão a London Climate Action Week para selar a parceria com o Earthshot, que anuncia oficialmente que a cerimônia de premiação será Museu do Amanhã, em 5 de novembro de 2025.
Julho de 2025 – Fundado pelo Príncipe William, o Earthshot Prize – uma das principais premiações ambientais do mundo – anunciou na London Climate Week, que a cerimônia de 2025 acontecerá em 5 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Esta será a primeira vez que o prêmio será realizado na América Latina, um marco histórico que reforça o protagonismo do Brasil na agenda climática global. Em novembro, o país também sediará a COP30, em Belém, consolidando seu papel como voz central no enfrentamento dos desafios ambientais desta década.
“O Museu do Amanhã é o lugar perfeito para o Earthshot Prize e nossa missão de urgência e otimismo para o planeta”, disse Jason Knauf LVO, CEO do Earthshot Prize. “Este ano, realizaremos uma cerimônia de premiação que valorizará os esforços dos nossos quinze finalistas de 2025 e celebrará a liderança global do Brasil em clima e natureza. Será a melhor edição até agora do prêmio ambiental mais prestigiado e impactante do mundo.”
Em preparação para a premiação em novembro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã, participarão durante esta semana de eventos organizados pelo Earthshot Prize em Londres para a London Climate Action Week. O Earthshot Prize realizará uma série de eventos, incluindo uma conversa com o prefeito Paes e o prefeito de Londres, Sadiq Khan, para explicar o impacto positivo e duradouro que o Earthshot Prize causou em Londres quando foi o anfitrião do prêmio inaugural em 2021.
“É um grande privilégio para o Rio sediar o Earthshot Prize – pela primeira vez na América Latina. Essa prestigiosa iniciativa desempenha um papel importante na transformação de soluções climáticas em realidade, oferecendo não apenas financiamento, mas também visibilidade global e apoio estratégico a projetos locais. Sediar o Earthshot Prize é uma oportunidade de mostrar a liderança climática do Rio, amplificar as vozes da comunidade e conectar nossos inovadores e jovens líderes a redes globais. Também ajudará a atrair recursos vitais para escalar soluções que podem beneficiar não apenas o Rio, mas cidades em todo o mundo, reforçando o papel do Rio na inovação climática global”, diz Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro.
Brasil, lar de mais da metade da Floresta Amazônica e de quase 20% da biodiversidade mundial, assume um papel estratégico e simbólico nessa nova fase. A realização do prêmio no Rio de Janeiro acontecerá poucos dias antes da COP30, em Belém, reforçando o protagonismo brasileiro na agenda ambiental global.
A escolha do Museu do Amanhã como palco para a cerimônia simboliza o compromisso do Earthshot com inovação, ciência e soluções para o futuro. “O Museu do Amanhã e o Earthshot Prize compartilham uma visão comum do futuro e um forte alinhamento de valores. Há uma década, trabalhamos para inspirar soluções para as mudanças climáticas por meio da ciência, do diálogo e da inovação. Ser escolhido para sediar o Earthshot Prize deste ano é um reconhecimento poderoso do impacto que alcançamos”, diz Ricardo Piquet, Fundador e CEO do IDG – Museu do Amanhã.
Com transmissão da Globo, parceira oficial do Earthshot Prize no Brasil, a cerimônia reunirá líderes internacionais, inovadores, cientistas, filantropos e representantes da sociedade civil para reconhecer soluções ambientais transformadoras e escaláveis. Cada um dos cinco vencedores será contemplado com um prêmio de £1 milhão, em uma das cinco categorias: Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Construir um Mundo Livre de Resíduos e Combater a Crise Climática.
O Earthshot Prize foi criado com uma missão clara: identificar e acelerar soluções com potencial para restaurar o planeta até 2030. Sua atuação é guiada pela crença de que urgência + otimismo = ação, e é exatamente essa mensagem que o Prêmio irá levar à London Climate Action Week este ano. Os eventos se dedicarão a inspirar a liderança climática, conectar os indivíduos que estão abrindo caminho com o financiamento para ampliar suas soluções e reunir membros da comunidade brasileira e global na jornada para o Rio e Belém.
Com o anúncio da data e do local, e o fortalecimento de parcerias locais, o Earthshot Prize inicia oficialmente sua contagem regressiva até o Rio de Janeiro, com o objetivo de mobilizar investimentos, ações concretas e dar visibilidade para soluções ambientais transformadoras – agora com o Brasil no centro dessa jornada.
Sobre Felipe Villela
Felipe é o Diretor do Brasil do Prêmio Earthshot, é Empreendedor de Impacto Ambiental, Membro do Conselho, Conselheiro do PNUMA e da FAO, Forbes Under30, Palestrante TEDx, MIT Solver, Rockefeller Big Bets Fellow e LinkedIn Top Voice.
Felipe tem mais de 15 anos de experiência em sustentabilidade, agronegócio, sistemas alimentares e finanças naturais. Ele foi consultor estratégico da United Nations Food Systems Summit (UNFSS) Action Track 3: Boost Nature-Positive Production e autor principal do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para o Global Environmental Outlook (GEO) for Business on Brief 3: The Role of Business in Transforming our Food Systems. Experiências como membro da diretoria da Climate Bonds Initiative (CBI), Möet Hennessy (Grupo LVMH), World Living Soils Forum (WLSF) e da marca brasileira da Unilever, Mãe Terra. Além de embaixador global da Food & Land Use Coalition (FOLU) e da Thought for Food (TFF).
Sobre o Prêmio Earthshot
Fundado pelo Príncipe William e incubado na The Royal Foundation em 2020 por um ano antes de se tornar uma plataforma/organização independente, o Earthshot Prize é um prêmio ambiental global e uma plataforma projetada para descobrir, acelerar e dimensionar soluções inovadoras para reparar e regenerar o planeta. Inspirado no Moonshot do presidente John F. Kennedy, que uniu milhões de pessoas em torno do objetivo de chegar à lua, o Earthshot Prize visa catalisar um desafio Earthshot para incentivar e dimensionar urgentemente soluções inovadoras que possam ajudar a colocar o mundo firmemente em uma trajetória rumo a um clima estável, onde comunidades, oceanos e biodiversidade prosperem em harmonia até 2030. Os cinco desafios são: Proteger e restaurar a natureza; limpar nosso ar; revitalizar nossos oceanos; construir um mundo sem resíduos; e consertar nosso clima.
O Prêmio tem como objetivo transformar o atual pessimismo em torno das questões ambientais em otimismo, defendendo uma liderança inspiradora e ajudando a dimensionar incríveis soluções de ponta. Ele descobrirá 50 vencedores ao longo de 10 anos com o poder de reparar o planeta. Mais do que um prêmio, o Earthshot Prize trabalha em parceria com uma Aliança Global de Parceiros para apoiar a ampliação das soluções descobertas e selecionadas a cada ano.
Os Parceiros Fundadores da Aliança Global são um grupo de organizações e filantropos líderes globais, que atuam como parceiros estratégicos de financiamento do Prêmio, incluindo Aga Khan Development Network, Bezos Earth Fund, Bloomberg Philanthropies, Breakthrough Energy Foundation, Coleman Family Ventures, DP World em parceria com a Dubai EXPO 2020, Elaine and Eduardo Saverin Foundation, Eleven Eleven Foundation, Giving Grousbeck Fazzalari, Holch Povlsen Foundation, Law Family Charitable Foundation, Mastercard Center for Inclusive Growth, Paul G. Allen Family Foundation, Rob Walton Foundation, Sandy e Paul Edgerley, Standard Chartered Bank, Temasek Trust e Uber. Os Parceiros da Aliança Global são organizações sem fins lucrativos voltadas para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, que trazem conhecimento especializado e alcance global e atuam como organizações de indicação todos os anos.
Os Membros da Aliança Global são algumas das maiores e mais influentes empresas e marcas do mundo que apoiarão o Earthshot Prize, implementarão mudanças ambiciosas em seus negócios e acelerarão o avanço das soluções dos Finalistas e Vencedores do Prêmio. Eles são Arup, Bloomberg L.P., British Airways, Deloitte, Herbert Smith Freehills, Hitachi, Ingka Group (IKEA), Microsoft, The Multichoice Group, Natura &Co, Safaricom, Salesforce, Unilever, Vodacom Group e Walmart.
Site Oficial: https://earthshotprize.org
Imprensa