
Imagem: Divulgação | Certificação Lixo Zero atesta que a empresa destina para reciclagem mais de 95% dos resíduos da planta de Guaíba (RS).
Julho de 2025 – A TK Elevator (TKE), líder global em transporte vertical e mobilidade urbana, conquistou a Certificação Lixo Zero ao atingir uma taxa de reciclagem e reutilização de 95,4% dos resíduos gerados na Matriz, localizada em Guaíba, Rio Grande do Sul, e que engloba a unidade de manufatura, responsável pela fabricação de elevadores para o mercado da América Latina.
Desenvolvido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, o certificado é validado pela Zero Waste International Alliance, que possui diversos pré-requisitos estabelecidos internacionalmente com o objetivo de atestar a qualidade da gestão de resíduos de acordo com a metodologia Lixo Zero. Para ser certificada, a empresa precisa atingir um índice de desvio de aterro de 90% ou mais de seus resíduos que, no caso, são reciclados e reutilizados. Para a TKE, o processo de certificação foi importante para consolidar práticas já adotadas, a partir do programa de gestão de resíduos da empresa e, ao mesmo tempo, explorar novas soluções e parcerias na área.
“Temos compromisso com a sustentabilidade e a certificação fortaleceu nosso programa de gestão de resíduos. Um marco importante que reafirma nosso papel como referência em práticas sustentáveis, alinhando nossas ações para um futuro mais responsável e consciente”, afirma Luciano Barros, Head de Sustentabilidade da TK Elevator.
Com base nos pilares de ESG (Ambiental, Social e Governança), um dos compromissos assumidos pela TKE na área de sustentabilidade é zerar o envio para aterros de resíduos gerados na operação da fábrica até 2026. Entre as 18 unidades de manufatura da TKE no mundo, a fábrica do Brasil é a primeira certificada por um órgão internacional e ocupa o quarto lugar entre as que enviam o menor volume de resíduos para aterro.
Da coleta seletiva à logística reversa
Como parte do processo de gestão de resíduos, a TKE implementou ao longo dos anos práticas inovadoras de gestão de resíduos, parcerias estratégicas e ações educacionais, posicionando-se como referência no setor industrial e consolidando sua liderança em sustentabilidade. Hoje, a unidade de manufatura de Guaíba da TKE gera aproximadamente 2.600 toneladas de resíduos por ano, sendo que 90,61% são resíduos não perigosos recicláveis. O restante, 3,9% (aproximadamente 100 toneladas) são resíduos classificados como perigosos (baterias e óleos lubrificantes, por exemplo), encaminhados para descontaminação, reciclagem e rerrefino.
As atividades administrativas também geram resíduos orgânicos (0,2% ou, aproximadamente 7,5 toneladas), que atualmente são compostados, além de resíduos classificados como rejeito, ou seja, de difícil reciclabilidade (1,9%, representando 50 toneladas). Esses rejeitos atualmente ou são encaminhados para aterros sanitários ou para coprocessamento. Até 2026, a meta da companhia é não enviar nenhum resíduo para aterro. O monitoramento é constante e comprovado por meio de relatórios e emissão de documentos legais, como Manifesto de Transporte de Resíduos (MTRs).
Mais de 70% dos resíduos industriais gerados na produção de elevadores são compostos por materiais metálicos oriundos do processo de manufatura mecânica. Todo o material metálico excedente, ou seja 100%, é separado, segregado e depois reciclado em parceria com empresas da região, como a produtora de aço Gerdau, sendo transformado em produtos de aço novamente.
A madeira é outro resíduo representativo que a empresa recicla ou reutiliza por meio da logística reversa. As embalagens de madeira usadas para expedir os elevadores são reutilizadas em parceria com os fornecedores de matéria-prima, uma solução que representa em média, por mês, 12 toneladas de paletes de madeira reaproveitadas. Entre os demais resíduos com destinação correta estão o papel, o plástico e o vidro que são separados por meio da coleta seletiva, implementada há mais de 30 anos, com lixeiras específicas de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONOMA) e que conta com a participação ativa dos colaboradores.
A empresa promove treinamentos regulares sobre coleta seletiva e gestão de resíduos, capacitando os colaboradores para adotarem práticas sustentáveis. Também incentiva a colaboração, a partir do desenvolvimento de ideias inovadoras relacionadas à sustentabilidade, como a substituição de descartáveis por canecas e squeezes reutilizáveis. Além disso, programas de arrecadação de tampas plásticas fortalecem o vínculo com a comunidade, apoiando projetos sociais.
“Essas iniciativas mostram também a efetiva importância do envolvimento dos fornecedores, partes essenciais no processo de melhorar o gerenciamento dos resíduos da nossa empresa. A parceria, cada vez mais estreita, merece atenção especial da empresa por meio de iniciativas sobre como podem melhorar suas embalagens, utilizando produtos recicláveis, e incentivando à reflexão referente a formas sustentáveis de acondicionar os produtos”, destaca Nathalia Chaves Cardoso, Coordenadora de Sustentabilidade
Elevador ecoeficiente
Além da política de gestão de resíduos, a TKE adota outras iniciativas na área de sustentabilidade como parte de sua política de ESG para atingir as metas globais: reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 53% até 2030 e viabilizar 100% das operações com energia renovável até 2030.
Como parte do seu compromisso, a TKE desenvolveu o EOX, um elevador com foco na sustentabilidade. Desde o design até a operação, o novo elevador foi projetado para melhorar a eficiência energética dos edifícios com impacto na redução do consumo de energia. O mesmo conceito se aplica na produção dos elevadores, pois 100% da energia consumida na fábrica e nas demais operações da TKE no Brasil utilizam energia renovável e certificada (I-RECS), a partir de energia eólica para neutralizar as emissões de carbono no processo de fabricação.
Sobre a TK Elevator
A TK Elevator é líder global em transporte vertical e mobilidade urbana. Fornecemos engenharia que mantém o mundo em movimento, desde o projeto até a instalação e manutenção em qualquer marca de elevadores, escadas rolantes, esteiras rolantes, pontes de embarque de passageiros, elevadores residenciais e plataforma de acessibilidade – em qualquer lugar e a qualquer momento. Com nossas soluções digitais como AGILE e a plataforma IoT, MAX, não há mais limites para a mobilidade urbana. A TK Elevator tornou-se independente após sua separação do grupo thyssenkrupp em 2020. A empresa alcançou vendas de cerca de 9,3 bilhões de euros no ano fiscal de 2023/2024. Com cerca de 50.000 funcionários, 25.000 técnicos de serviço e mais de 1.000 centros de suporte em todo o mundo, somos movidos pelo que move as pessoas. TKE – move beyond.
Site Oficial: https://www.tkelevator.com/br-pt
Imprensa