Últimas notícias

Forum Ambiental Mercantil reúne players para debater a questão de resíduos sólidos de Saúde RSS

Forum Ambiental Mercantil: sucesso ao debater soluções para gestão eficiente dos resíduos sólidos de saúde

Necessidade de responsabilidade conjunta na destinação dos resíduos que trazem riscos à saúde pública foi questão frequente no encontro, hoje, na Escola Politécnica da USP

Painel e palestras do I FORUM AMBIENTAL MERCANTIL SOBRE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE – RSS trazem várias reflexões na busca por uma melhor destinação do lixo e, consequentemente, menor risco à saúde pública. Logo na abertura, José Carlos Mierzwa, professor livre docente e Coordenador do curso de Engenharia Ambiental da POLI-USP, assinala que o local do evento, a Escola Politécnica da USP, não poderia ser mais adequado.

“Historicamente temos atuado nas questões problemáticas da área ambiental”. A abertura contou também com a presença do Prof. Dr. Jorge Gouveia, assessor técnico da CETESB, que ressaltou a importância dos conselhos consultivos para tratar da questão dos resíduos sólidos de saúde dentro da Câmara.

Patricia de Araújo, professora e Especialista em Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), apresenta benchmarking da California, nos Estados Unidos, que consegue testar novas legislações ambientais antes de colocá-las em prática regularmente. A vereadora Sonia Francine reforça que a participação da sociedade é determinante para uma legislação e fiscalização mais eficientes por parte do poder público. A questão não é que faltam leis, temos leis até demais, explica ela ao mostrar que existe uma lei federal, duas estaduais e mais 25 municipais que regulamental a questão do lixo.

“O mesmo assunto não pode ser tratado por mais de uma lei”, destaca, ao lembrar que esse é um princípio básico.

A importância da incineração dos resíduos sólidos e as inúmeras tecnologias que o mercado oferece para este fim, destaca Odair Segantini, Consultor em Gestão de Resíduos da ABRELPE e Silcon fala sobre “Tratamento de RSS Grupo B”. A tecnologia ainda não é muito usada no Estado, que tem a autoclave entre tecnologia preferida para a gestão dos resíduos, explica Tamiris Gonçalves de Souza, Coordenadora de RSS na AMLURB. Ela destaca que apenas 1,5% dos resíduos sólidos da capital são reciclados.

Delaine Romano, Coordenadora Adjunta da CTRS ABES SP, assinala que desses 1,5% de resíduos recolhidos pela coleta seletiva, são os catadores de rua que têm feito o trabalho mais significativo.

“No entanto, não há assistência às cooperativas no que diz respeito à segurança do trabalho. É preocupante”, lamenta. Eduardo Pereira Gomes, fundador e diretor da ENGE-APLIC, reitera que todas as tecnologias têm que estar ao serviço da humanidade, sendo que o incineramento de resíduos não traz retorno financeiro e sim ambiental.

Patrícia de Souza Medeiros Barbosa, química da CETESB AMLURB, lembra que o licenciamento ambiental precisa de uma atenção na hora de pensar em empreendimentos, sobretudo geradores de resíduos, sendo que Roseane M. Lopes de Souza, diretora da ABES-SP, ao ensinar boas práticas de RSS, assinala iniciativas interessantes que acontecem entre quatro estados, o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), criado para unificar os protocolos no transporte desses resíduos.

Sobre o evento

O I FORUM AMBIENTAL MERCANTIL SOBRE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE – RSS tem o principal apoio técnico institucional da POLI-USP, LASSU e Programa de Educação Continuada da POLI-USP. Patrocínio Silcon Ambiental, ENGE APLIC, Biotrans Soluções Ambientais e Loga e apoios institucionais CETESB, ABES São Paulo, ABLP, Consórcio PCJ, ABETRE, ABRELPE e AMLURB. Uma  organização de SUPPLYgoGREEN

Serviço: I FORUM AMBIENTAL MERCANTIL SOBRE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE – RSS

Data: 17 de maio de 2019

Local: Escola Politécnica da USP (POLI-USP) São Paulo

Auditório Prof. Francisco Romeu Landi

Av. Prof. Luciano Gualberto, 380 – Butantã

05508-010 São Paulo, SP

Atendimento de Imprensa:

Priscila Reis Miranda
MTb 25.183/SP
Contato: 11 94193-5655

Views All Time
Views All Time
94
Views Today
Views Today
1