Unopar implementa sistema de captação e armazenagem sustentável de água da chuva

softelec
A água é utilizada na lavagem de áreas comuns do centro poliesportivo, dos laboratórios dos cursos de gastronomia e odontologia, além de mais quatro blocos da instituição
A água é utilizada na lavagem de áreas comuns do centro poliesportivo, dos laboratórios dos cursos de gastronomia e odontologia, além de mais quatro blocos da instituição

Imagem: Divulgação | O reservatório de água da Unopar tem capacidade para armazenar 240 m3

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2022 – A escassez e uso eficiente de recursos hídricos e naturais é tema discutido nas principais pautas globais de sustentabilidade e faz parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Diante da necessidade premente de se inserir no debate e de estar alinhada com ações de ESG (sigla usada para designar aspectos ambiental, social e de governança) implementou um reservatório, na unidade Piza, para captar e armazenar água das chuvas.

A operação, que teve início em novembro de 2021, está em pleno funcionamento e o reservatório foi inaugurado em período propício para poupar água, principalmente, tratada, já que no último ano, o país enfrentou a pior escassez hídrica dos últimos 91 anos, devido à falta de chuvas.

“Disseminar iniciativas como a da Unopar faz com que outros grupos as utilizem ou percebam que é possível implementá-las e, assim, consigam aumentar os resultados e poupar os recursos naturais“, diz Frederico Lemes, diretor da Unopar Piza.

O sistema de captação de água de chuva da unidade Piza tem capacidade para reservar 240 m3.

A água é utilizada na lavagem de áreas comuns do centro poliesportivo, dos laboratórios dos cursos de gastronomia e odontologia, além de mais quatro blocos da instituição. O investimento abrange R$ 68.457,00 para adaptar o reservatório e fazer o encanamento para distribuição.

“Um projeto de captação sustentável é altamente complexo, e demanda uma atuação interdisciplinar dos times. Porém, todo o investimento vale a pena, tendo em vista os frutos que iremos colher de uma ação tão propositiva como essa. O intuito é contribuir de forma eficiente com o meio ambiente e, consequentemente, com as pessoas que vivem nele”, reforça Hylton Olivieri, Diretor de Infraestrutura da Kroton, mantenedora da Unopar.

A iniciativa na unidade é uma das frentes de ESG da Kroton, vertical B2C de ensino para jovens e adultos da holding Cogna Educação.

Com forte atuação nas questões ambientais, sociais e de governança corporativa, a companhia está assumindo o compromisso de implantação de pilotos do reuso de água, como esta implementada na Unopar Piza, além da coleta seletiva e eficiência energética, em algumas de suas unidades.

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.

Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton.

Para mais informações, site oficial https://www.unopar.com.br .

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.

Para mais informações, site oficial https://www.kroton.com.br.

Créditos:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!