Nextracker e FIT Institute of Technology Lançam Centro de Excelência Solar no Brasil

softelec

Imagem: Tati Nolla – Da esquerda para a direita: Henrique Rodrigues, Nelson Falcão e Carlos Ohde no CFSE, em Sorocaba (SP) | Laboratório solar para pesquisa e testes e unidade de treinamento se apoiam nos 5,5 GW de rastreadores solares inteligentes da Nextracker no país e de 70 GW ao redor do mundo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2022 – Líder global em rastreadores solares inteligentes, a Nextracker™, a primeira em participação de mercado no Brasil, em parceria com o FIT (Flex Instituto de Tecnologia), lança a maior instalação de P&D de rastreadores solares da América do Sul, o Centro de Excelência Solar do Brasil (ou CFSE, de seu nome em inglês, Center for Solar Excellence). Este centro de pesquisa e desenvolvimento fotovoltaico do estado da arte, um investimento de vários de milhões de dólares, será apresentado oficialmente em Sorocaba (SP) no dia 22 de agosto.

O hub de tecnologia CFSE abrangerá estudos do ciclo de vida completo dos sistemas de rastreadores solares, incluindo desde o desenvolvimento projetos de estrutura, mecânica e elétrico, à sua construção, operação e manutenção.

Os pesquisadores do CFSE realizarão, ainda, pesquisas aprofundadas e testes sobre dinâmica do vento, mecânica do solo e melhoria de performance do rastreador por meio de software e sistemas de backup de bateria. O projeto Nextracker – FIT inclui uma instalação solar adjacente de 770 quilowatts (kW), de 30 mil metros quadrados, que servirá como um laboratório ao ar livre para a prototipagem e teste de novos produtos e ao centro de treinamento.

“Estamos orgulhosos por termos a Nextracker como nossa parceira em nosso projeto em Guañizul, na Argentina. E estamos ansiosos pela nossa próxima colaboração em futuros projetos na América do Sul onde usaremos os seus sistemas de rastreadores solares inteligentes e de alta performance NX Horizon™”, afirma Aleksander Skaare, Vice-presidente de projetos da Scatec. “Esta instalação é um projeto interessante para ajudar no desenvolvimento da indústria solar tanto no Brasil como na América do Sul”, acrescenta ele.

De acordo com a Wood Mackenzie Power & Renewables, a Nextracker alcançou a primeira posição no mercado de rastreadores solares no Brasil com uma participação de mercado de 38%. A empresa conquistou seis projetos nos últimos nove meses com capacidade acumulada de 2,6 GW, elevando o total de projetos de rastreadores no Brasil para 5,5 GW – seja em operação ou em construção.

“O Brasil é o mercado da Nextracker que mais cresce no mundo”, afirmou Dan Shugar, CEO e fundador da Nextracker. “Temos fabricado nossos controles eletrônicos e componentes chave no Brasil nos últimos cinco anos e estamos investindo pesado em uma instalação para um centro de Pesquisa & Desenvolvimento e Testes de nível mundial. Já realizamos treinamento de instalação para centenas de profissionais da indústria solar por meio da nossa PowerworX Academy. E, em conjunto com o FIT, contratamos dezenas de pessoas altamente especializadas e talentosas para continuar a aprimorar a tecnologia do estado da arte que melhor poderá atender os nossos clientes. Este centro é um desdobramento deste esforço”.

Para Dan Shugar, a iniciativa é mais um passo para acelerar a indústria solar como a fonte de energia que mais cresce no mundo.

“Temos o nosso foco em projetos cuidadosos, testes empíricos e no aumento de performance a partir de um protocolo bem desenvolvido de medição e verificação”, afirma Carlos Ohde, gerente geral do FIT Institute of Technology. “Estamos muito felizes de participar desta parceria com a Nextracker, empresa âncora deste centro de Pesquisa e Desenvolvimento e líder em tecnologia solar que vem buscando alçar a geração solar a novas alturas”, acrescenta ele.

O novo hub brasileiro de P&D da Nextracker tem como modelo o Centro de Excelência Solar da empresa, localizado em sua sede em Fremont, na Califórnia (EUA). O rápido crescimento da demanda por novos projetos fotovoltaicos no Brasil levou a Nextracker a escolher o país para seu maior investimento em P&D e treinamento fora da América do Norte.

De acordo com a empresa de analistas de mercado Wood Mackenzie Power & Renewables, o mercado de rastreadores solares do Brasil está crescendo quatro vezes mais rápido que a média do mercado internacional, com instalações de rastreadores solares de eixo único crescendo 105% (ou 5,7 GW) em 2021. O Brasil tem como meta alcançar 45% de sua energia proveniente de fontes energia renovável até 2030.

Sobre a Nextracker no Brasil

Com mais de 70 GW de rastreadores solares de eixo único entregues em todo o mundo, a Nextracker™ é líder mundial em soluções e softwares inteligentes e integrados de rastreadores. Seus rastreadores solares e softwares inteligentes permitem que projetos fotovoltaicos de geração centralizada rastreiem o movimento do sol e otimizem o desempenho desses ativos.

Importantes complexos de geração centralizada são Janaúba (1,2 GW) e Sol do Cerrado (766 MW), ambos em Minas Gerais. Com uma equipe local para atender o ciclo completo dos projetos solares – incluindo de vendas, operações e suporte técnico, a Nextracker já forneceu rastreadores solares para 16 usinas de geração centralizada no Brasil, do Ceará a São Paulo.

A empresa estreou no mercado brasileiro em 2015. Sua sede administrativa, fábrica e programa de treinamento para instaladores, a PowerworX Academy, ficam em Sorocaba (SP). A PowerworX Academy da Nextracker, voltada a programas de treinamento para instaladores, fornece cursos práticas e multifuncionais para trabalhadores do setor de energia solar sobre os fundamentos e detalhamento de projetos, instalação e comissionamento, e de seu software, bem como para a operação e a manutenção dos avançados sistemas fotovoltaicos da Nextracker.

Para mais informações, visite: https://www.nextracker.com/

Sobre o FIT

Fundado em 2003, o FIT – Instituto de Tecnologia é uma organização nacional sem lucro, credenciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O FIT é líder em desenvolvimento de soluções tecnológicas para indústrias de vários segmentos; soluções que antecipam a necessidade do mercado, indústria e pessoas. Com equipamentos de última geração e uma equipe altamente qualificada, o FIT contribui para o desenvolvimento tecnológico que surpreende e revela tendências. Estamos construindo o futuro todos os dias e levando a tecnologia para todos.

Para mais informações, por favor, visite www.fit-tecnologia.org.br

Crédito:
Imprensa | Nextracker

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!