Dia Mundial da Água: prática da fertirrigação é importante aliada na gestão sustentável dos recursos hídricos

softelec

Imagem: Divulgação – Estação de Tratamento de Efluentes da Bem Brasil na Planta de Perdizes, Minas Gerais | Planta da Bem Brasil Alimentos em Perdizes (MG) trata 100% do efluente líquido e o destina para lavouras de diversas culturas.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Em 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a comunidade internacional sobre questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. O uso responsável da água é uma realidade no dia a dia de diversas empresas, e na Bem Brasil Alimentos, líder nacional na produção e venda de batatas pré-fritas congeladas, isso não é diferente. A preocupação com o tema está no DNA da empresa e suas unidades produtivas adotam o consumo consciente e a gestão sustentável da água como valores atrelados às práticas e à cultura organizacional.

Exemplo disso é a fertirrigação, um dos métodos mais eficientes no uso sustentável dos recursos hídricos e na economia de água.

Uma das unidades fabris da empresa, localizada em Perdizes-MG, realiza o tratamento biológico dos resíduos líquidos gerados no processo produtivo e nas demais atividades da planta e utiliza 100% desse efluente tratado para a fertirrigação das lavouras da fazenda Água Santa, principal fornecedora de matéria-prima para a empresa. A empresa fertirriga, em média, 3 mil metros cúbicos por dia, totalizando 84 mil metros cúbicos mês, em uma área de, aproximadamente, 600 hectares.

Outra importante ação é a reutilização de 90% da água utilizada no processo de lavagem da batata in natura, além de tratar os 10% restantes. Além disso, dentro do próprio processo produtivo da companhia, há equipamentos que consomem menos as fontes naturais e possibilitam a recirculação em algumas fases.

“Os investimentos e a busca por inovação no setor ambiental são permanentes na Bem Brasil e temos resultados eficientes já comprovados. Acreditamos que, para crescermos e nos mantermos prósperos, é preciso respeitar todo o ecossistema”, ressalta a gerente de Sustentabilidade da Bem Brasil, Isabela Navarro.

Ela acrescenta que, a companhia – que acaba de ser reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como a empresa que possui a melhor boa prática na categoria Sustentabilidade Ambiental, do Selo Mais Integridade – está implantando novos projetos estratégicos de gestão da água, incluindo a captação de chuva para destinar às áreas internas e à jardinagem, em Perdizes.

“Poderemos ter um reúso mais nobre, como a irrigação de plantas, limpeza de pisos, descargas de vasos sanitários, entre outros”, acrescenta.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 15 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros – detém um share de 40%, conforme pesquisa Nielsen/SuperVarejo – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar. A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1000 empregos diretos e 2 mil indiretos. A ampliação da fábrica de Perdizes duplicou a capacidade produtiva da empresa para mais de 450 mil toneladas de produtos.

Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas. A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade, do Ministério da Agricultura, em 2021 e 2022.

Site oficial: https://www.bembrasil.ind.br/

Crédito:
Imprensa | Bem Brasil Alimentos

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!