Igam promove Semana da Água 2022: “Juntos pelas Águas de Minas”

Igam promove Semana da Água 2022: “Juntos pelas Águas de Minas”

Imagem: Divulgação

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove, entre os dias 21 e 25 de março, a tão esperada Semana da Água 2022. Com o tema “Juntos pelas Águas de Minas”, o evento irá compartilhar experiências e conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos a partir de diferentes olhares, além de propiciar o diálogo entre especialistas e a sociedade. Com o apoio da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), a Semana da Água 2022 faz alusão ao tema da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial da Água (22/3): “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”.

Serão cinco dias de programação variada. A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, fará a abertura das atividades na segunda-feira (21/3). O evento virtual também contará com a presença dos dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema): o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca; o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão; a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia Coni.

No mesmo dia, destaca-se o webinar “Ações para a segurança hídrica em Minas Gerais”, com o lançamento da publicação “Gestão e Situação das Águas de Minas Gerais 2021”. 

Durante toda a semana, haverá atividades como: webinários com transmissão pelo Youtube Meio Ambiente Minas Gerais, com temas relacionados aos recursos hídricos e às mudanças climáticas; capacitações com as temáticas: instrumentos econômicos para municípios; drenagem ácida; monitoramento hídrico; hidrogeologia aplicada à mineração; e práticas de comitês de bacia hidrográfica.

Os interessados em participar dos webinários, capacitações e cursos devem realizar inscrição prévia. Clique aqui para acessar a programação completa e realizar a inscrição.

As atividades compõem o Programa Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos – Integração de Saberes e visam fortalecer o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Minas Gerais (SEGRH-MG), por meio da execução de ações contínuas de formação e desenvolvimento para servidores, colaboradores, conselheiros de recursos hídricos e sociedade.

Haverá emissão de certificado para os seguintes eventos: webinar “Ações para a segurança hídrica em Minas Gerais”; Capacitação em instrumentos econômicos para municípios; minicurso: Drenagem ácida e monitoramento hídrico; webinar: Recursos hídricos no contexto do 6º relatório de avaliação do IPCC sobre mudanças climáticas; mesa redonda: Práticas de Educação Ambiental em Gestão e Conservação da Água; SisemaComCiência: Águas Subterrâneas; minicurso: Hidrogeologia aplicada à mineração.

A programação presencial ocorrerá no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), que receberá a 12ª edição do Fórum Interinstitucional AmbientAÇÃO (FIA) e uma mesa redonda promovida pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais (CIEA-MG).

Serviço

Semana da Água 2022 “Juntos pelas Águas de Minas”
Data: De 21 a 25 de março
Programação híbrida: Presencial e virtual

Site oficial: http://www.igam.mg.gov.br/

Crédito:
Imprensa | ASCOM – Meio Ambiente Minas Gerais

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2375 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal de notícias sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!