Nextron Energia lança canal digital para investidores de fazendas solares e oferece uma solução “turn-key” para rentabilização do investimento

softelec
O objetivo da Nextron Energia é facilitar o acesso a energia limpa, através de soluções inteligentes, criando produtos simples, seguros e de maior valor agregado para os clientes.
O objetivo da Nextron Energia é facilitar o acesso a energia limpa, através de soluções inteligentes, criando produtos simples, seguros e de maior valor agregado para os clientes.

Imagem: Divulgação | A plataforma conecta o gerador de energia compartilhada e oferece uma ferramenta dinâmica para simular o retorno sobre o investimento

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, julho de 2022. Depois de lançar a plataforma (web e app) que atende os consumidores de energia — um marketplace que oferece serviço de assinatura para ter descontos na conta de energia —, a climate-tech Nextron Energia lança o Nextron Connect, um portal para atender geradores de energia compartilhada. Nele, todos aqueles que possuem ou querem investir em fazendas solares poderão conferir o escopo e os benefícios da proposta, além de conseguir fazer uma simulação dinâmica da rentabilidade do investimento nos próximos 25 anos, que é a vida útil média das usinas solares.

“Nossa tecnologia foi desenvolvida para conectar as ponte de geração e consumo. Quando conectado à Nextron, o gerador poderá acompanhar a performance financeira e energética da sua fazenda solar em tempo real dando maior transparência e visibilidade de gestão para o investidor”, explica Ivo O. Pitanguy, um dos sócios-fundadores da Nextron Energia. “O investidor só precisa tomar conta da geração de energia da usina e nós cuidamos de todo o resto de forma inteligente e automatizada.”

Ou seja, a plataforma permite que seja feita uma gestão financeira otimizada, desde a alocação dos créditos passando pela interface com a distribuidora até o faturamento dos associados.

“Por conta do potencial de retorno e a tese de sustentabilidade, existe um grande interesse de investidores qualificados e não qualificados para investimentos em fazendas solares. A Nextron chega para facilitar, dar escalabilidade e maximizar a rentabilidade para esses investimentos”, completa Pitanguy. “O retorno dos investimentos em energias renováveis são muito superiores ao da Selic, pois a receita está atrelada ao custo de energia que, historicamente, cresce bem mais do que a inflação e está entre os mais altos do mundo”, explica Roberto Hashioka, também sócio-fundador da Nextron. Ele ressalta ainda que estamos em uma janela regulatória que se encerra em 7 de janeiro de 2023, de acordo com a Lei 14.300, que institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o que gera, até lá, uma expectativa de retorno ainda maior.

A Nextron Energia iniciou suas operações em maio deste ano, no mesmo período em que recebeu um aporte de R$ 11,5 milhões. Atualmente, tem usinas conectadas para atender clientes do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Com esse modelo de negócios que amplia o atendimento ao chamado mercado cativo, permitindo que os produtores de energia renovável possam compartilhar a produção gerada por suas fazendas solares não apenas com um único CNPJ, mas sim para milhares de CNPJs e CPFs distintos. A expectativa é que, até o fim do ano, a climatetech possa oferecer em torno de 200 Megawatts, o suficiente para abastecer cerca de 36 mil clientes em todo o Brasil (considerando clientes que tenham um consumo médio de energia elétrica mensal em torno de mil reais).

“Esperamos que o marketshare de geração distribuída solar no Brasil passe de 5% para 30% nos próximos 10 anos. Tecnologias como a da Nextron, que promovem o ‘Sustainability-as-a-Service‘, vão acelerar a disseminação e a democratização do acesso à energia solar, colaborando para para um mundo cada vez mais conectado por energias renováveis“, completa Hashioka.

Sobre a Nextron Energia

A Nextron foi fundada por pessoas visionárias que lideraram empresas inovadoras nos setores de energias renováveis e de tecnologia a nível global. O nosso objetivo é facilitar o acesso à energia limpa através de soluções inteligentes, criando produtos simples, seguros e de maior valor agregado para os nossos clientes, e contribuir para um futuro conectado por energia limpa e renovável. Mais informações no Instagram, no Linkedin e no site da empresa.

Site oficial: https://nextronenergia.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/nextronenergia/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/nextron-energia

Crédito:
Imprensa | Nextron Energia

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!