No mês de julho, o Dia Nacional da Ciência lançou um olhar atento à preservação ambiental

softelec
Expedição “Amazônia Que Precisamos” no Amazonas - Pesquisadores de Avifauna - Foto: Tuane Fernandes | Greenpeace Brasil
Expedição “Amazônia Que Precisamos” no Amazonas - Pesquisadores de Avifauna - Foto: Tuane Fernandes | Greenpeace Brasil

Imagem: Divulgação | Expedição “Amazônia que Precisamos”, organizada pelo Greenpeace Brasil, serviu de plataforma para pesquisadores do INPA estudarem a biodiversidade local e proteger o meio ambiente.

  • No dia 8 de julho foi celebrado no país o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2022 – A data é um lembrete e uma oportunidade para que seja salientada a relevância das pesquisas científicas para os avanços da sociedade, a saúde e o bem-estar da população, além da preservação do meio ambiente como um todo.

Durante o mês de junho, o Greenpeace Brasil realizou a expedição fluvial “Amazônia que Precisamos” no sul do Estado do Amazonas, no Rio Manicoré.

Durante três semanas, o barco da expedição serviu de plataforma para a ciência, no qual o Greenpeace Brasil, em parceria com o Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), levou cerca de 30 pesquisadores para desenvolverem estudos sobre a biodiversidade nesse local tão diverso, porém ainda pouco estudado.

Os mais de trinta cientistas participantes da expedição estudaram plantas, répteis, anfíbios, peixes, mamíferos e aves. Inclusive, foi em um dos trabalhos de campo que foram registradas 262 espécies diferentes de aves na região.

Todos os dados gerados neste trabalho científico vão compor o Plano de Gestão do Território de Uso Comum do Rio Manicoré, concedido para as comunidades da região por meio da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), de março de 2022.

Além da valorização do trabalho técnico científico brasileiro, a expedição “Amazônia que Precisamos” também tem como objetivo aliar a conservação e proteção da biodiversidade, com desenvolvimento e geração renda, se unindo a um grupo de comunidades da região que lutam para ter seus direitos territoriais reconhecidos e sua floresta protegida.

Para o porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, Rômulo Batista, é preciso abandonar as práticas da economia da destruição, que explora e esgota os recursos naturais amazônicos, oprimindo e violentando os povos da floresta e também colocando diariamente a biodiversidade em risco:

“Nesta data comemorativa tão importante, mais do que nunca se faz necessário reforçar a importância de investir mais na pesquisa, na tecnologia e na inovação, construindo uma economia que seja capaz de manter a floresta em pé, conservar sua biodiversidade e respeitar direitos de povos e comunidades tradicionais gerando renda e bem estar social para eles. É somente por esse caminho que vamos garantir um bioma íntegro, justo e com qualidade de vida para as populações que aqui vivem”.

Acesse o blog especial do Greenpeace Brasil e também a galeria de imagens. Fique por dentro de todos os detalhes e histórias da expedição “Amazônia que Precisamos”.

Site oficial: Expedição a Amazônia que Precisamos – Greenpeace Brasil

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!