Kimberly-Clark promove programa para gerar mais acesso a saneamento e higiene para 2,5 milhões de pessoas na América Latina

softelec

Imagem: Divulgação | Iniciativa chamada “Banheiros Mudam Vidas” leva a construção de banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável para as comunidades locais mais vulneráveis ​​da América Latina

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro 2022 – A Kimberly-Clark, por meio de sua marca Neve®, promove o programa global “Banheiros Mudam Vidas“, de mãos dadas com as ONGs Water For People e Plan International, que consiste em melhorar o acesso às condições básicas de higiene e saneamento para as comunidades rurais latino-americanas mais vulneráveis.

A empresa pretende agregar cerca de 1 milhão de pessoas impactadas entre 2022 e 2023 e investir mais de US$ 2 milhões para que mais pessoas possam ter um banheiro digno — quase dobrando o investimento anual que fez neste programa desde 2015 no qual já investiu mais de US$ 3 milhões e impactou cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Em 2013, para ajudar a quebrar paradigmas em torno dos banheiros e tornar o saneamento uma prioridade de desenvolvimento global, as Nações Unidas designaram 19 de novembro como o Dia Mundial do Banheiro, para chamar a atenção do mundo sobre a importância dos banheiros acessíveis e seu papel na melhoria da higiene e da saúde globalmente. Por isso, no Dia Mundial do Banheiro, a Kimberly-Clark reforçou seu compromisso de oferecer o melhor cuidado para um mundo melhor.

De acordo com as Nações Unidas e a organização Global Living, mais pessoas no mundo têm acesso a telefones celulares do que a banheiros. Hoje, quase metade da população mundial, ou seja, 3,6 bilhões de pessoas, carece de saneamento seguro e, todos os dias, mais de 700 crianças menores de 5 anos morrem de diarreia relacionada à falta de água potável, saneamento e falta de higiene.

“Muitas crianças morrem a cada ano de doenças evitáveis ​​e transmitidas pela água”, diz Mark Duey, Co-CEO da Water For People. “O investimento da Kimberly-Clark em intervenções de saneamento e higiene em toda a América Latina significa que a educação e a infraestrutura fundamentais, necessárias para manter crianças e famílias saudáveis, ​​estão acontecendo nas comunidades onde são mais urgentes.”

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), temos um cenário muito preocupante frente à questão no Brasil: 87 milhões de pessoas não dispõem da cobertura da coleta de esgoto. Com isto em mente, em 2021, o projeto objetivou fomentar visibilidade a este problema, além de tornar real possíveis soluções em todo o país, através do apoio de cinco instituições parceiras: Plan International Brasil, TETO, Redes da Maré, Water.org e Saúde&Alegria. No Brasil desde 2016, “Banheiros Mudam Vidas” já ofereceu acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para mais de 1 milhão de pessoas. 

Um documentário que reflete esse problema

Paralelamente e para ajudar a conscientizar sobre a importância de articular iniciativas voltadas para questões de saneamento e higiene, a Kimberly-Clark organizou um Encontro Latino-Americano para o Dia Mundial do Banheiro, que contou com a participação de representantes das ONGs Water For People e Plan International, e foi moderado pela jornalista da CNN em espanhol Glenda Umaña.

Além disso, a companhia lançou um minidocumentário, por meio de seu canal no YouTube para a América Latina, que explora o problema do acesso à água na região e como o programa “Banheiros Mudam Vidas” teve um impacto positivo nas comunidades.

O minidocumentário pode ser visto no YouTube:

“Na falta de banheiro, as crianças iam atrás das salas de aula para fazer suas necessidades fisiológicas, porque as latrinas acumulavam água e não eram seguras para elas. Agora, com os banheiros, elas já têm um lugar seguro para fazer suas necessidades e realizar a higiene adequada”, disse Rebeca Gutiérrez, em Santa Cruz del Quiché, Guatemala.

Neste ano de 2022, o programa “Banheiros Mudam Vidas” completa oito anos beneficiando milhares de pessoas na América Latina por meio de ações locais que levam banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável às comunidades locais mais vulneráveis.

A expectativa da Kimberly-Clark até 2030 é impactar um total de 10 milhões de pessoas com os programas de responsabilidade da empresa globalmente.

O minidocumentário, lançado pela empresa, tem como foco a conscientização da população sobre o problema do saneamento na região, bem como o impacto positivo que o programa “Banheiros Mudam Vidas” trouxe. Na América Latina, Banheiros Mudam Vidas beneficiou comunidades em 9 países; graças à associação das ONGs Plan International na Colômbia, Equador, Brasil e El Salvador, e Water For People na Bolívia, Peru, Guatemala, Honduras e Nicarágua. O minidocumentário estreiou em 18 de novembro na plataforma YouTube Live.

“Agora, mais do que nunca, o acesso à educação sobre higiene, água potável e saneamento é essencial, e é por isso que na Kimberly-Clark queremos abordar esse problema, para que a sociedade entenda o impacto que isso tem nas comunidades”, disse Kenneth Hylton, Diretor de Marketing da Kimberly-Clark América Latina. “Por meio da empresa, continuaremos acelerando nossos esforços para ajudar as comunidades mais vulneráveis ​​com esse tipo de programa, pois sabemos que nosso negócio está deixando um legado nos países onde atuamos, e que também temos as ferramentas não só para torná-lo visível, mas também para contribuir com esse problema”, destacou.

Sobre Banheiros Mudam Vidas

Banheiros Mudam Vidas é um programa global da Kimberly-Clark que está ativo em mais de 12 países, engajando colaboradores, parceiros, consumidores, e que já impactou cerca de 5 milhões de vidas promovendo o acesso ao saneamento básico e à água potável. Na América Latina, o programa vem construindo futuros melhores ao financiar e acelerar ações para salvar vidas e ajudar a resolver e apoiar a crise de saneamento por meio de parcerias com as ONGs Plan International, Water for People e com startups.

A empresa investiu mais de USD 1,5 milhão por meio de suas marcas Scott®, Suave® e Neve® nos últimos seis anos, levando mais saúde e dignidade para comunidades vulneráveis em oito países da região e impactando mais de 2,5 milhões de pessoas, que agora têm acesso a banheiros limpos e seguros. 

Sobre Neve®

Neve® é a marca brasileira de papel higiênico da Kimberly-Clark, há mais de 50 anos reconhecida por sua tradição e pioneirismo. Líder no segmento, tem como missão oferecer produtos de alta qualidade concentrando esforços em inovação e responsabilidade socioambiental. Seu portfólio conta com papéis de folha dupla, tripla, linha premium, perfumados e lenços umedecidos. Para saber mais sobre a marca, acesse o site marcaneve.com.br e siga o perfil no Facebook e Instagram.

Sobre a Kimberly-Clark 

A Kimberly-Clark — multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal — e suas marcas são uma parte indispensável da vida de pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais, criamos produtos que as ajudam a vivenciar mais do que é importante para elas. Nosso portfólio de marcas, que inclui Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll®, mantém o primeiro ou segundo lugar em vendas em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 150 anos de sua história de inovação, visite kimberly-clark.com. 

Site oficial: https://www.kimberly-clark.com/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5038 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!