Semad lança 4ª edição do Prêmio Natureza Gerais no Plenário do Copam

softelec
O lançamento da premiação aconteceu durante reunião do Copam, em Belo Horizonte

Imagem: Edwaldo Cabidelli/Ascom

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) deu início, nessa quarta-feira (16/6), ao cronograma de atividades do Prêmio Natureza Gerais 2021, iniciativa que visa reconhecer projetos voltados à preservação e melhoria da qualidade ambiental desenvolvidos no estado.

O anúncio foi feito durante a 190ª reunião ordinária do Plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), em Belo Horizonte.

A 4ª edição da premiação conta com quatro categorias: ação ou projeto promovido por: órgão ou entidade pública; pela sociedade civil; e pelo setor produtivo, além do melhor exemplo em cidadania ambiental.

Cada membro integrante do Plenário do Copam poderá fazer uma indicação de projeto entre os dias 1º e 30 de setembro.

As sugestões serão avaliadas pela comissão julgadora do prêmio, formada por cinco membros. Em 2021, integram a comissão responsável pela análise e avaliação dos projetos indicados pelos conselheiros: a secretária executiva do Copam, Valéria Rezende, presidindo a banca julgadora, além de dois membros do poder público e dois representantes da sociedade civil.

Foram definidos pelo Plenário do Copam as conselheiras Lidiane Campos, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e Major Mônica Dietrich, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), como representantes do poder público. A sociedade civil será representada pelos conselheiros Carlos Alberto Oliveira, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Ana Beatriz Rocholi, da Associação para Proteção Ambiental do Vale do Mutuca (Promutuca).

De acordo com a deliberação normativa do Copam que institui a premiação, os projetos indicados serão avaliados a partir de sua relevância, efetividade, originalidade, inovação, economicidade e facilidade de replicação. O documento define ainda que os membros da comissão julgadora deverão se abster de avaliar projetos ou ações desenvolvidas por eles próprios ou pela organização que representam, por cônjuges, companheiros ou parentes até terceiro grau.

Confira a DN Copam que institui o Prêmio Natureza Gerais na íntegra neste LINK.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o reconhecimento das boas práticas ambientais promovidas no estado é uma importante forma de incentivar novas ações relacionadas à proteção do meio ambiente em diferentes setores da sociedade.

“Acreditamos que a preservação ambiental não seja uma atribuição exclusiva do Estado, mas de toda a sociedade e valorizar ações responsáveis do ponto de vista socioambiental é essencial para a continuidade destas iniciativas”, ressaltou a secretária, durante a reunião.

Os projetos e ações homenageadas pelo Prêmio Natureza Gerais 2021 serão apresentados formalmente durante a reunião de encerramento anual do Copam, prevista para dezembro. Na oportunidade, serão oferecidas placas com menções honrosas aos responsáveis por cada um dos projetos agraciados, que serão divulgados no site e redes sociais da SEMAD.

NATUREZA GERAIS

Instituído pelo Conselho Estadual de Política Ambiental em 2018, por meio da Deliberação Normativa Copam nº 244/2018, o prêmio Natureza Gerais visa reconhecer e divulgar ações e projetos que contribuam, direta ou indiretamente, para a preservação e melhoria da qualidade ambiental em Minas Gerais. No total, 12 projetos foram agraciados nas últimas três edições da premiação e novas quatro iniciativas serão homenageadas em 2021.

Crédito:
Imprensa | Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAD – Governo de Minas Gerais

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!