Irrigação começa a transformar solos arenosos em paisagens verdes

softelec
Irrigação começa a transformar solos arenosos em paisagens verdes.

Imagem: Divulgação | A Agro Passion, referência na produção de carne sustentável inicia um projeto de irrigação inédito em parceria com a Unesp, Irrigaterra e a Lindsay, viabilizando a mudança de áreas de baixa fertilidade na região do Bolsão sul-mato-grossense por meio do conceito de agropecuária integral

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Um grande projeto de irrigação acaba de ser inaugurado e promete mudar a paisagem dos solos arenosos, característico na região de Cassilândia, localizada no Bolsão sul-mato-grossense. É no município que também é conhecido como a “cidade sorriso”, que fica a Fazenda Cantinho do Céu, da Agro Passion, local escolhido pelo produtor Antônio Ricardo Sechis, para instalação dessa iniciativa pioneira na região.

Em parceria com a Lindsay, Irrigaterra, Netafim e a UNESP, o produtor inaugurou um projeto de irrigação integrada, que compõe o conceito de agropecuária integral.

Na propriedade, em uma área de 147 hectares, foi instalado o pivô central 9500P, o mais robusto da família Zimmatic. Projetado  com a tubulação mais espessa e o design mais inteligente do setor, é flexível e forte o suficiente para enfrentar os ambientes e terrenos mais difíceis. O projeto foi orientado pelo Professor Dr. Fernando Tangerino, da Unesp, especialista em agricultura irrigada, que acompanhará juntamente com sua equipe através de duas pesquisas ligadas a utilização da água e aos ganhos ambientais da mudança no uso e ocupação dos solos.

Segundo ele, a irrigação vai proporcionar a recuperação de pastagens degradadas dos solos arenosos alcançando excelentes resultados para a produção de carnes e grãos.

“Aquela região tem solos de 85% de areia em que o manejo da irrigação tem que ser especial, com a necessidade de construir esse solo, para mudar esse ambiente do seco para o verde”, destacou o professor.

Produção sustentável

A Agro Passion tem a filosofia de produção focada na equação e harmonização entre homem-boi-meio ambiente. Segundo Sechis, esse conceito da agricultura irrigada, vai ao encontro da filosofia da produção sustentável e ao mesmo tempo em função de um déficit hídrico, que há na região.

“Agricultura irrigada da segurança de fazer três produções tranquilo com possibilidade de colheita muito grande. Ela é transformadora e é a segurança de que podemos produzir aquilo que pretendemos”, destacou.

Ainda segundo ele, irrigação não é apenas jogar água no solo, é aplicar a quantidade do recurso necessária, para o melhor desenvolvimento da sua produção. Para isso, o projeto foi desenvolvido com ferramentas eficientes, como o pivô Zimmatic, e também a tecnologia do FieldNet Advisor, by Lindsay.

Esse sistema que estamos implantando é inteligente, faz a regulagem automática de acordo com a necessidade. Usar o recurso de maneira sustentável”, diz o produtor.

O FieldNET Advisor fornece dados precisos e simplificados para o manejo do irrigante e funciona de forma muito simples. Basta o produtor, por meio de um smartphone, tablet ou computador inserir a cultura e suas características, o tipo de solo, e as datas de plantio, a solução combinará automaticamente esses dados com informações meteorológicas precisas e dados históricos de irrigação do campo.

Em seguida, por meio de modelagem, ele vai monitorar o crescimento da cultura e a profundidade das raízes. Assim verificará a quantidade de água disponível no solo para a planta e prever as necessidades futuras da lavoura, a quantidade e o momento ideal para a irrigação, visando atingir o máximo do rendimento.

Menos água e mais produtividade

De acordo com Gabriel Guarda, engenheiro agrônomo e especialista FieldNET da Lindsay, a proposta do FieldNET Advisor é manter sempre a quantidade de água no solo ideal para cada cultura.

“O principal ponto é: o produtor utilizando a ferramenta vai irrigar de maneira mais eficiente e com maior precisão. Ele saberá quantos milímetros de água utilizou por saca produzida e obterá a máxima lucratividade potencializando seu investimento. No final das contas utilizará a água e energia de maneira mais sustentável e terá maior rentabilidade por milímetro aplicado. Nossa proposta é junto com a Irrigaterra levar essa iniciativa a todos os produtores que utilizam a irrigação”, destaca Guarda.

Animados com os resultados, a Fazenda Cantinho do Céu já planeja ampliar a área irrigada. A ideia é manter a essência da propriedade, que é ter o projeto totalmente integrado com a natureza, com o bem-estar social, proporcionando rentabilidade sustentável.

“Antes tínhamos a pastagem e o solo degradados e com a implantação da irrigação integrada mudamos completamente o cenário da fazenda. Agora estamos assinando outro contrato para instalação de mais um sistema de pivô central na fazenda”, destacou o titular da Agro Passion.

A fazenda tem a outorga para colocar até 4 pivôs dentro da área mapeada.  O segundo equipamento deve ser instalado ainda este ano e os outros dois até 2023.

O produtor acredita que com esse investimento irá melhorar ainda mais a qualidade da carne produzida.

Isso porque a partir do momento, que há a garantia do fornecimento daquela necessidade que o animal possui o ano todo, sem causar estresse, sem mudar a rotina de manejo deles, faz toda a diferença no resultado final.

“Temos um conceito de produção de carne integral, que passa por sustentabilidade, carne carbono neutro no primeiro momento e crédito de carbono em um segundo momento. Tem o conceito de biodiversidade, aqui, por exemplo, onde implementamos o pivô, foram plantadas 4 mil árvores nativas para a biodiversidade. Não estamos preocupados somente com a produção daquilo que comercializamos, nossa visão é harmonizar da melhor forma possível nosso ecossistema”, conta.

Paisagem transformada

Para Marcelo Akira Suzuk – Gerente geral Irrigaterra,  distribuidor dos pivôs Zimmatic by Lindsay e tecnologia FieldNET by Lindsay responsável pela execução do projeto na Cantinho do Céu, esse empreendimento representa a transformação da atividade agropecuária no sentido de buscar a intensificação, dando uma nova expectativa a região do Bolsão sul-mato-grossense com a introdução de novas tecnologias para melhoria e qualidade da produção.

Ele também destaca que a irrigação é muito conhecida com relação a produção de grão, porém a área de cultivo de forragem ou pastagem, foco da Cantinho do Céu, também vem crescendo muito forte no intuído de suprimento para alimentação dos bovinos.

“Tanto para a produção de grãos quanto de carne a irrigação é muito eficiente, porém é bom destacar os benefícios da integração Lavoura-Pecuária (ILP) que traz a melhor sustentabilidade para a área produtiva”, destaca. 

Nesse projeto, a Irrigaterra, em especial, desenvolveu soluções personalizadas e inteligentes para que pudessem com os produtos existentes no mercado gerar a melhor solução técnica para esse empreendimento.

“Para a Irrigaterra é uma grande satisfação poder participar da transformação de uma região e da sociedade como um todo”, diz Suzuk.

Agro Passion, na fazenda Cantinho do Céu, mostra como fazer uma produção sustentável na pecuária e agregar valor à carne. A Unesp mostrou as pesquisas que começa a desenvolver acreditando nessa região, e as empresas mostram o que podem fazer para contribuir com essa transformação”, finaliza Tangerino.

Sobre a Lindsay

A Lindsay América do Sul é o escritório local da americana Lindsay Corporation, com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) – Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sistemas de irrigação operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de 55 anos, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA. Site: https://www.lindsay.com/lam/pt

Crédito:
Imprensa | Lindsay

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!