6 dicas de como tornar o uso de eletrônicos mais sustentável

softelec

Imagem: Divulgação

  • A Samsung separou dicas para uma relação mais consciente e responsável com a tecnologia
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, julho de 2022 – Empresas e consumidores têm papeis fundamentais no cuidado com o nosso planeta.

Como líder em inovação de tecnologias móveis e com o objetivo de chamar a atenção para o tema, a Samsung criou a iniciativa Galaxy For The Planet, um conjunto de metas para reduzir a pegada ambiental até 2025. Além disso, a empresa usa componentes reciclados no desenvolvimento de produtos da linha Galaxy, como o Galaxy Tab S8 5G* e o Galaxy S22 5G*.

Esses são alguns exemplos de iniciativas e ações com as quais a Samsung busca contribuir para a preservação ambiental.

Em paralelo a isso, a empresa trabalha para que o consumidor final também adote um consumo consciente. Veja abaixo sete dicas da companhia para usar seus eletrônicos de um jeito mais responsável. Confira!

1.    Conheça o produto que está comprando

Se está precisando de um dispositivo novo, entenda primeiro quais são suas necessidades (alta performance, telas de última geração, mobilidade) e pesquise os melhores produtos para essa finalidade.

Essa é a melhor forma de garantir uma compra mais assertiva e que realmente irá atender às suas necessidades e ao seu perfil.

Outra dica importante é prestar atenção ao nível de eficiência energética dos aparelhos, principalmente dos eletrodomésticos.

A Samsung, por exemplo, é a única fabricante no país com vários modelos de refrigeradores que correspondem à mais alta classificação de eficiência energética do Inmetro, A+++, além de máquinas Lava e Seca que são nº 1 em economia de água¹, e modelos de ar-condicionado que geram economia de até 77%² em comparação com equipamentos convencionais.

2.    Reutilize as embalagens do seu novo produto

Lembre-se que o material de embalagem do seu dispositivo pode contribuir para um uso mais sustentável. Reutilizar é um bom jeito de evitar a geração de lixo, então você pode embalar objetos frágeis aproveitando o plástico bolha e usar o papelão para montar uma casinha para o seu pet, como é o caso da Samsung Eco-Package, a embalagem da TV The Sero.

Em vez de simplesmente descartar a caixa após abrir o produto, é possível acessar o site especial criado pela Samsung e descobrir todas as maneiras criativas de reaproveitamento.

Caso não encontre nenhuma utilidade para esses materiais, você pode separá-los e descartar adequadamente.

3.    Evite o desperdício de energia

O consumidor atual tem estado cada vez mais conectado, seja em casa, na sala de aula ou no escritório. Independentemente de onde você esteja, tenha o cuidado de evitar o desperdício de energia enquanto usa o seu dispositivo eletrônico3.

Além de apagar a maior quantidade possível de luzes durante o dia, você também pode se policiar para remover da tomada os carregadores que não estão sendo utilizados.

Atente-se também à porcentagem de bateria dos seus produtos; eles não precisam continuar ligados na tomada depois de alcançar os 100%.

4.    Descarte seu lixo eletrônico de forma adequada

Fone de ouvido que só funciona de um lado, cabo USB-C que não carrega mais ou um dispositivo que nem liga? Lembre-se que, ao descartar esses materiais, eles se enquadram na categoria de lixo eletrônico.

Isso significa que eles devem ter um descarte diferenciado para evitar um impacto negativo no meio ambiente.

O novo controle remoto SolarCell dos televisores Samsung, por exemplo, é recarregado por energia solar, luz ambiente e até por radiofrequência sobressalente de roteadores Wi-Fi, ou seja, dispensa o uso de pilhas e evita o descarte de dezenas de milhares delas ano a ano em todo o mundo.

Ainda nesse sentido, a Samsung desenvolveu um programa de logística reversa, no qual você pode descartar produtos de pequeno, médio ou grande porte de forma adequada.

Para isso, existem pontos de coleta disponibilizados pela Samsung em suas lojas e também em parceria com demais fabricantes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, operados pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e pela Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos Green Eletron.

Para obter a localização dos pontos de coleta acesse os sites: https://abree.org.br/ e https://www.greeneletron.org.br/ ou clique aqui para saber detalhes sobre o Re+ (Programa de Reciclagem).

5.    Invista em equipamentos produzidos com materiais reciclados

Existem muitos caminhos para reduzir a geração de lixo eletrônico no mundo. No caso de equipamentos eletrônicos, a Samsung já desenvolve alguns de seus modelos com componentes reciclados.

Esse é o caso do tablet Galaxy Tab S8 5G, dos notebooks da série Galaxy Book2 Pro4 e dos novos modelos de smartphone da linha Galaxy S22 5G5, que possuem componentes feitos a partir de redes de pesca que seriam descartadas no oceano e gerariam grandes ameaças à vida marinha.

 Clique aqui para saber mais sobre essas novidades.

6.    Entenda o que sua marca favorita está fazendo pelo planeta

Dê preferência às empresas que já adotaram esse tipo de prática. É importante que marcas do mundo todo adotem iniciativas benéficas para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.

A Samsung está trabalhando com diversas iniciativas nesse sentido e você pode conhece-las clicando aqui.

* Habilitado para tecnologia 5G. A velocidade real pode variar, dependendo do país, da operadora e do ambiente do usuário. Verifique com sua operadora a disponibilidade para mais detalhes

¹ Nº 1 em economia de água: comparado ao consumo de água por ciclo (l/ciclo) entre modelos de lava e seca de capacidade a partir de 8kg, de acordo com a tabela do Inmetro, disponível em https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/lavadoras-de-roupa/lavadoras-de-roupa-e-secadora-automaticas-com-abertura-frontal-lava-e-seca (tabela de 23/12/2021 – edição 2020).

² Testado no modelo AR09TXCAAWKNEU em comparação com o modelo convencional Samsung AQ09TSLXEA.

3 Via aplicativo SmartThings, disponível em dispositivos Android e iOS. Uma conexão Wi-Fi e conta Samsung são necessárias.

4 Sem data de lançamento prevista no Brasil.

5 Conectada às questões de inovação tecnológica e consumo sustentável, a Samsung não fornece mais o carregador de tomada na caixa do produto (apenas o caso USB-C), porém, na compra dos aparelhos elegíveis, o consumidor tem direito a resgatar gratuitamente um carregador de tomada.

O resgate poderá ser solicitado em até 30 dias a partir da emissão da Nota Fiscal. A entrega será feita no endereço do consumidor. Consulte o regulamento completo em www.samsungparavoce.com.br/.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED.

Site oficial.: https://news.samsung.com/br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!