Avery Dennison anuncia nova parceria para a gestão do Programa AD Circular, que promove a reciclagem e transformação de resíduos

O Programa AD Circular faz parte dos compromissos de sustentabilidade da companhia e suas metas traçadas para 2030
O Programa AD Circular faz parte dos compromissos de sustentabilidade da companhia e suas metas traçadas para 2030

Imagem: Divulgação Avery Dennison | Em busca de novos participantes e otimização dos processos, a Polpel fica responsável pela gestão da iniciativa da Avery Dennison de facilitar o acesso a reciclagem e transformação de resíduos da cadeia de autoadesivos

Julho de 2022 – Sob o propósito de criar cada vez mais impactos positivos ao planeta, a Avery Dennison, multinacional especialista em ciência e materiais para rótulos e comunicação visual, segue uma forte agenda de sustentabilidade que envolve não apenas as próprias ações, mas práticas que incentivam uma colaboração em toda a cadeia.

Para isso, o Programa AD Circular, criado pela empresa em 2019 com o objetivo de promover a reciclagem e transformação de resíduos da cadeia de autoadesivos, continua colhendo bons frutos e anuncia a Polpel como a nova parceira para a gestão de todo o processo.

Vida nova aos liners e esqueletos

Produzidos em larga escala em virtude do processo de rotulagem, os liners e esqueletos filme – resíduos decorrentes da indústria de rótulos e materiais autoadesivos – eram um grande desafio às empresas do setor, como a Avery Dennison. Nesse sentido, a Polpel, que já realizava um trabalho em conjunto com a multinacional há alguns anos, como agente de reciclagem de liner, passou a agir também como gestora do programa, conectando os diferentes membros da cadeia.

“Estamos muito animados para essa nova etapa da parceria com a Avery Dennison. Em virtude de nosso conhecimento sobre economia circular, podemos agregar maior quantidade de ‘resíduos’ da indústria gráfica e de todo mercado de autoadesivos. Ao mesmo tempo, desenvolveremos novas propostas de circularidade e valor para os resíduos que captamos no mercado junto aos nossos parceiros. Abraçamos a economia circular como o melhor caminho para nosso negócio e estamos convictos que os propósitos de sustentabilidade da Polpel e da Avery Dennison nos levarão a um resultado extraordinário, inovador e regenerativo. Então, vamos juntos para reduzir o desperdício e construir uma economia mais sustentável”, declara Ailton Alves, diretor de negócios da Polpel.

Programa AD Circular

O programa AD Circular nasceu da necessidade de criar um sistema de conexão na cadeia para aumentar o volume de resíduos reciclados. Repensar o descarte e removê-los de aterros para, assim, dar uma nova vida a esses materiais. O programa faz parte dos compromissos de sustentabilidade da companhia e suas metas traçadas para 2030: assegurar que suas operações sejam 95% livres de aterros, 80% dos resíduos sejam reutilizados e, até 2025, que 70% de toda a cadeia tenha acesso à reciclagem.

Desde que entrou em operação em 2019, o Programa AD Circular já reciclou e processou mais de 5.000 toneladas de resíduos. Somente de Janeiro a Junho deste ano já foram mais de 870 toneladas, com o objetivo de alcançar o total de 3 mil toneladas até o final de 2022.

“Buscamos, em nossa cadeia de valor, a escala necessária para que esses esforços de sustentabilidade proporcionem impactos positivos ao planeta como um todo. Procuramos trabalhar, agora com a ajuda da Polpel, para conectar toda a indústria e empresas usuárias de rótulos e etiquetas, para criar a consciência ambiental e, juntos, chegarmos a soluções economicamente viáveis de reciclagem e reutilização de esqueletos e liners papel e PET. Para que isso aconteça, acreditamos que a colaboração dos diferentes elos da cadeia é essencial. Por isso, nosso trabalho é contínuo e segue aberto a todos os que puderem contribuir de alguma forma”, destaca Alexandre Botelho, Diretor de Compras, Sustentabilidade e Inovação da Avery Dennison, na América Latina.

De acordo com a Renata Campos, líder de Pesquisa & Desenvolvimento na Dow para a América Latina, uma das companhias participantes da iniciativa, “estamos felizes com as parcerias com a Polpel e Avery Dennison por meio do Programa AD Circular, pois contribuem para atingirmos as metas de circularidade da Dow. As soluções tecnológicas e logísticas dessas empresas tornaram possível a reciclagem dos liners utilizados em nossa fábrica no interior de São Paulo. A parceria inicial com a Polpel foi essencial para a implementação do programa de reciclagem. Agora, queremos expandir a iniciativa para os demais sites da Dow, contribuindo ainda mais com a economia circular no setor e reduzindo os impactos no meio ambiente”, ressalta.

Sobre a Avery Dennison

Avery Dennison (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência em materiais, especializada em design e produção de uma grande variedade de materiais para rotulagem e funcionais. Os produtos da empresa são usados por grande parte das indústrias e incluem materiais autoadesivos, sensíveis à pressão, para rotulagem e aplicações para comunicação visual; fitas e outras soluções para aplicações industriais, médicas e varejo; etiquetas, rótulos e adereços para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) para mercado varejo e outros. A empresa emprega aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas reportadas em 2021 foram de 8,4 bilhões de dólares americanos.

Saiba mais em www.averydennison.com

Créditos:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2728 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!