BAIXAR PDF: Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica Balanço de Energia Útil para segmentos selecionados da Indústria

softelec

A EPE disponibiliza o “BEU Indústria: Segmentos Selecionados”, atualização do Balanço de Energia Útil (BEU) para segmentos industriais selecionados, cobrindo os referentes a: “Não-ferrosos e outros da Metalurgia”, “Alimentos e Bebidas”, “Cerâmica”, “Papel e Celulose”, “Química” e “Ferro-gusa e aço”.

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

A publicação apresenta um conjunto de matrizes de rendimentos energéticos e distribuição do consumo de energia por serviço energético e por fonte em cada um desses segmentos e estes dados permitem uma análise de como a energia é usada nesses segmentos industriais.

Balanço de Energia Útil para segmentos selecionados da Indústria

Ao longo do período de abril de 2017 a novembro de 2018, foram realizados os estudos de consultoria do TDR nº 17 – Análise da Eficiência Energética em Segmentos Industriais Selecionados, contratada no âmbito do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto META, sob fiscalização da EPE.

Com os objetivos de subsidiar o planejamento energético, atualizar parâmetros dos modelos e identificar oportunidades de eficiência energética, o estudo envolveu a realização de visitas técnicas em 138 plantas industriais de seis (6) segmentos industriais selecionados e cada um dividido em subsegmentos industriais:
::: Cadeia do Alumínio,
::: Celulose e Papel,
::: Cadeia Siderúrgica,
::: Cerâmica,
::: Alimentos e Bebidas,
::: Química.

Com isso, foi possível a elaboração de relatórios com a descrição das etapas dos processos, obtenção de informações detalhadas sobre consumo, identificação dos principais equipamentos consumidores de energia, identificação de medidas de eficiência energética, disponibilização das tabelas de coeficiente de destinação e rendimento energético nos moldes do Balanço de Energia Util (BEU) e estimativa do potencial de eficiência energética.

Os relatórios referentes a este estudo estão disponíveis aqui.

O BEU é uma ferramenta que permite a análise das informações e consumo final por setor e fonte, disponíveis no Balanço Energético Nacional (BEN), estruturando-as em energia útil por setor, fonte e serviço energético (Força Motriz, Calor de Processo, Aquecimento Direto, Refrigeração, Iluminação, Eletroquímica e outros). Adicionalmente, a partir do fornecimento de informações de rendimento atual e potencial, o BEU permite a estimativa do potencial de eficiência no primeiro processo de transformação energética.

A partir das informações obtidas ao longo dos estudos do TDR 17, a equipe da EPE deu sequência aos estudos com crítica adicional e adequação dos dados, além de posterior estimativa das matrizes do BEU compatíveis com a estrutura de segmentos industriais do BEN.

O produto BEU Indústria: Segmentos Selecionados expõe o resultado desses estudos, com a disponibilização das matrizes de rendimentos energéticos atual e potencial e de coeficiente de destinação para os seguintes segmentos industriais do BEN, além das tabelas revistas para os subsegmentos industriais pesquisados.

PDFs PARA BAIXAR:


NÃO-FERROSOS E OUTROS DA METALURGIAFERRO-GUSA E AÇO
ALIMENTOS E BEBIDASQUÍMICA
PAPEL E CELULOSECERÂMICA
PELOTIZAÇÃOREDIMENTOS BEU2016-ANTERIORES
Fonte: EPE

Crédito:
Empresa de Pesquisa Energética EPE

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!