Conheça as modalidades de geração compartilhada de energia solar

softelec
Foto: Site Solarvolt
Foto: Site Solarvolt

Imagem: DIvulgação | Segundo a SolarVolt existem três formas de usufruir do sistema, por meio do autoconsumo remoto, cooperativas solares e do condomínio solar

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – O investimento na geração fotovoltaica está cada vez maior maior e uma das vantagens da fonte é o fato de existirem muitas maneiras de trabalhar com ela, como, por exemplo, a geração de energia solar compartilhada, que permite que diferentes unidades de consumo possam usufruir de um único sistema.

Segundo a  SolarVolt Energia, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do Brasil, a geração compartilhada de energia solar é uma das modalidades que a Aneel criou para a Geração Distribuída e existem basicamente três formas de utilizá-la.

Autoconsumo remoto: 
Forma de energia solar compartilhada em que o sistema instalado não está próximo à carga. Ou seja, o cliente instala a usina em um imóvel e utiliza os créditos gerados em outra unidade consumidora, desde que as propriedades pertençam à mesma pessoa e estejam conectadas na mesma concessionária.

Geração compartilhada:
Esse método, também chamado de cooperativa solar, se caracteriza pela junção de vários consumidores que se unem por meio de uma cooperativa ou consórcio para dividir os custos da unidade geradora de energia solar e compartilhar dos benefícios dela. 

Condomínio solar:
Essa é uma forma de energia solar compartilhada em que cada unidade consumidora corresponde a uma fração do uso da energia gerada pelo sistema. Esse método normalmente é usado em condomínios residenciais, onde cada lar diz respeito a uma unidade de consumo, onde as áreas comuns do condomínio acabam representando outra unidade.

Sobre a SolarVolt Energia

SolarVolt é a maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país.

Criada em 2013, a empresa de engenharia desenvolve projetos e soluções para energia solar fotovoltaica e infraestrutura para recarga elétrica veicular. Com atuação nos setores de: agronegócio, comercial, industrial, residencial e usina, a companhia oferece o serviço de consultoria de ponta a ponta, incluindo atendimento exclusivo suportado pelas áreas de Customer Success (CS), pós-venda e financeiro.

Atualmente possui mais de 2 mil projetos instalados e em operação, que geram 100 megawatt-pico (MWp), em 11 estados brasileiros. A SolarVolt integra, ainda, a Associação Brasileira Grupo G5 Solar. Com sede na cidade de Nova Lima (MG), possui operações em todo o estado de Minas Gerais, atuação no estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Site oficial: https://www.solarvoltenergia.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!