SMA lança o conceito de fotovoltaicos à prova de futuro

softelec
Os produtos SMA são vendidos de forma eficaz por meio de sua rede de distribuição.
Os produtos SMA são vendidos de forma eficaz por meio de sua rede de distribuição.

Imagem: Divulgação | A empresa alemã, líder no fornecimento de soluções fotovoltaicas, visa ajudar a impulsionar a transição para um futuro energético mais sustentável e descentralizado

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023 – O conceito à prova de futuro, do qual a SMA é pioneira na indústria fotovoltaica, agrega as arquiteturas de hardware com elementos de software, garantindo que equipamentos antigos consigam se conectar e conversar com novas tecnologias. Nesse modelo os produtos são desenvolvidos pensando nas tendências do futuro.

Pode parecer simples, mas é algo que não se encontra em equipamentos de outros fabricantes. Isso permite que um sistema instalado há anos seja convertido para um sistema híbrido, com a incorporação de um sistema de armazenamento em bateria, ou que nele seja incorporado um carregador para veículos elétricos, entre outras atualizações.

Os produtos projetados e fabricados pela SMA são pensados desde o primeiro momento para a integração com os produtos antigos por meio de firmwares atualizados e, para que isso aconteça, precisam contar com uma maior inteligência embarcada.

O equipamento necessita dispor de sistemas de controle mais avançados, portas e entradas para equipamentos, que após um período, muitas vezes superior a 10 anos, permitam agregar uma nova função disponibilizada após vários anos de sua concepção.

Bruno Furtado, Engenheiro de Aplicação da SMA Brasil e responsável pelo gerenciamento de projetos de grande porte da empresa, explica:

“Normalmente os equipamentos são instalados para durarem 25 anos, mas se daqui a 10 anos lançarem uma tecnologia nova, os nossos produtos à prova de futuro não ficarão obsoletos. O nosso desenvolvimento de futuro consegue atualizar esse equipamento antigo para a realidade atual”.

“Hoje, se você olhar os módulos solares, eles têm de 13 a 15 amperes de intensidade de corrente. Um equipamento da SMA lançado em 2013, por exemplo, chegou ao mercado preparado para receber esse nível de corrente, sendo que naquela época os módulos tinham 8 ou 9 amperes de corrente. Ou seja, a gente desenvolveu um produto com capacidade para o dobro da corrente utilizada na época. Isso é o que chamamos de hardware à prova de futuro. Dessa forma, conseguimos ter uma reserva de desenvolvimento para atualizações futuras,” afirma Bruno.  

“Quando os sistemas mais antigos foram desenvolvidos, eu duvido que alguém estivesse pensando em integração com um carregador de carro elétrico, por exemplo. Até porque o desenvolvimento de um novo produto requer mais 3 ou 4 anos, especialmente em se tratando de produtos voltados para o segmento residencial ou comercial de pequeno porte”, conclui ele.  

O hardware precisa ser robusto o suficiente para que depois seja possível fazer uma atualização de firmware e de software, bem como para alterar algo quando necessário.

Empresas que querem oferecer um produto mais barato costumam utilizar um microprocessador mais básico, para desempenhar a função mais simples possível. Nesse caso, o sistema certamente não estará preparado para no futuro se adaptar e trabalhar em paralelo com as mais recentes inovações.

Pioneirismo e sustentabilidade

O conceito à prova de futuro da SMA visa garantir que os produtos e sistemas sejam projetados e fabricados para serem sustentáveis, exijam manutenção mínima e possam se adaptar às necessidades e tecnologias em constante mudança, o que ajuda a reduzir o impacto ambiental do processo de fabricação e garante que os painéis possam operar de forma eficiente por muitos anos.

Esse modelo representa uma abordagem valiosa para projetar e fabricar sistemas fotovoltaicos sustentáveis, confiáveis e adaptáveis às necessidades e tecnologias em constante mudança. Ao aplicar o conceito à prova de futuro da SMA, a indústria fotovoltaica ajuda a impulsionar a transição para um futuro energético mais amigável ao meio ambiente, entregando máximo valor ao cliente.

A empresa está comprometida com a sustentabilidade, digitalização e descentralização há muitos anos. Essa visão de um fornecimento de energia à prova de futuro é um esforço contínuo que está no centro da sua estratégia há mais de uma década.

O compromisso da SMA com a sustentabilidade, digitalização e descentralização foi reforçado pelas iniciativas recentes da empresa, incluindo o lançamento da SMA Digital Factory, uma instalação de produção de última geração que usa tecnologias e processos avançados de fabricação para reduzir o desperdício e aumentar a eficiência.

A SMA é reconhecida como líder em inovação na indústria fotovoltaica, e a empresa tem estado na vanguarda da promoção do conceito à prova de futuro para a indústria, desenvolvendo soluções de inversores fotovoltaicos desde o início dos anos 80 e sendo uma força motriz por trás do desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras, que permitem a transição para um sistema de energia mais sustentável e descentralizado.

A SMA também tem atuado na promoção da integração de tecnologias digitais em seus produtos e serviços, permitindo que os clientes monitorem e otimizem sua produção de energia em tempo real.

Além disso, a SMA tem se comprometido com a responsabilidade ambiental ao longo de sua história, desempenhando um papel de liderança na promoção do desenvolvimento de processos de fabricação sustentáveis e programas de reciclagem para produtos em fim de vida, sendo extensamente premiada nos quesitos ESG.

Site oficial: https://www.sma-brasil.com

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!