Yara e Packem anunciam parceria para a produção de embalagens sustentáveis para fertilizantes

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. A Packem possui produz mais de 5 milhões de unidades de big bags por ano.
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. A Packem possui produz mais de 5 milhões de unidades de big bags por ano.

Imagem: Divulgação | Inédita no mercado brasileiro, a confecção de big bags de plástico reciclado e 100% recicláveis irá reduzir pela metade a emissão de gases de efeito estufa

A Yara Brasil, líder mundial em nutrição de plantas, e a Packem S.A acabam de fechar uma parceria inédita para a produção de big bags sustentáveis. Big bags é o termo utilizado para definir as embalagens que fazem o armazenamento e transporte de insumos agrícolas, como o fertilizante. Ao buscar uma alternativa ao polipropileno, material utilizado na confecção dos bags e que atualmente tem limitações no seu processo de reciclagem e reprocessamento, encontraram no PET/PCR, o plástico processado depois de consumido, o substituto perfeito, dando origem à primeira embalagem de plástico reciclado e 100% reciclável na agricultura brasileira. O contrato prevê início das entregas para julho de 2022.

Os novos big bags garantem a mesma funcionalidade e segurança no manuseio das embalagens atuais. Um dos principais benefícios é o seu impacto positivo para o meio ambiente, reduzindo praticamente pela metade a emissão de gases de efeito estufa em relação ao material tradicional. O projeto também vai retirar, inicialmente, cerca de 2 mil toneladas de plástico virgem de origem fóssil do campo.

Pelo material ser 100% reciclável, fomentará a economia circular desta cadeia.

Após anunciar avanços na produção do fertilizante verde, as embalagens sustentáveis agregam valor à nova oferta da Yara para o produtor rural e para toda a cadeia. “Nossa ambição é cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza e, para alcançá-lo, temos atuado em toda a jornada do alimento, do campo à mesa do consumidor. Com conhecimento agronômico conseguimos nos últimos 100 anos revolucionar o quanto o agricultor produz. Agora, a partir da parceria que construímos com ele e a expertise que conquistamos no caminho, estamos prontos para transformar também a forma com que ele produz”, afirma Fabiana Vargas, diretora de Compras Indiretas da Yara Brasil.

Pioneira na confecção de big bags sustentáveis, a Packem afirma que essa será a maior inovação dos últimos anos no segmento de embalagens para a agricultura. “O objetivo da Packem é desenvolver a economia circular de embalagens para o setor de fertilizantes. Este é o primeiro projeto bag-to-bag do mundo, que fará com que os big bags usados no campo sejam processados e reciclados para serem big bags de novo. Vamos reaproveitar 100% dos big bags de PET/PCR, e isso demonstra claramente o nosso compromisso em eliminar o plástico virgem do agronegócio e utilizar plástico reciclado, retirado das fazendas e do meio ambiente como um todo”, destaca Marcos Spitzner Filho, CFO da Packem.

A tecnologia especial para a produção de tecidos de alta performance a partir de poliéster/PET, que permitirá essa transformação no campo, é exclusiva da austríaca Starlinger, líder mundial na produção de máquinas para embalagens plásticas de ráfia, assim como equipamentos de reciclagem para plásticos. Com a linha de crédito do Itaú BBA, agente financiador da operação, a Packem vai construir uma nova fábrica em Aurora (SC), ao lado de sua sede atual, e importará todo o maquinário da Starlinger. A nova fábrica terá capacidade instalada para produzir 6,4 milhões de unidades de big bags por ano.

Sobre a Packem

A Packem possui unidades em Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, conta com aproximadamente 1000 colaboradores e produz mais de 5 milhões de unidades de big bags por ano, com o projeto rPET abrirá mais de 400 novas vagas de empregos diretos. O compromisso da Packem com a sustentabilidade intensificou-se no final de 2019, quando foi adquirida pelos atuais proprietários. Renovada, a empresa decidiu investir pesado em ações de ESG para se diferenciar no mercado.

Site oficial: https://site.packem.com.br/

Sobre a Yara Brasil

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Para mais informações, acesse: https://www.yarabrasil.com.br/

Crédito:
Imprensa | Packem

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2910 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!