Instituto Terra é estudo de caso de destaque na plataforma Restor.eco

softelec
Instituto Terra
Instituto Terra

Imagem: Divulgação | Considerada o Google Maps da restauração ambiental, a Restor.eco traz em seu portal imagens dos resultados que vêm sendo obtidos com o trabalho de recuperação ecológica da RPPN Fazenda Bulcão

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Aimorés, Junho de 2022 – A divulgação dos dados que resultam da conservação e restauração ambiental da floresta na Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), região do Rio Doce, onde fica o Instituto Terra é feita no portal Restor.eco por meio de mapas do ecossistema captados por imagens via satélite. Toda a difusão de informações do projeto capitaneado pelo Instituto e de outras importantes iniciativas de restauração ambiental espalhadas pelo mundo é gratuita e pública, compartilhadas como estudos de casos.

A recuperação da floresta na Fazenda Bulcão representa um caso emblemático de restauração na Mata Atlântica brasileira, na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, onde cerca de 80% da cobertura florestal original foi convertida em fazendas para produção de café, cana-de-açúcar, celulose e carne bovina.

A Mata Atlântica é reconhecida como um Hotspot Global de Biodiversidade, com mais de 50% das 20.000 espécies de árvores do bioma não encontradas em nenhum outro lugar. Muitas dessas espécies são vulneráveis à extinção.

Atualmente, o viveiro de mudas do Instituto Terra tem capacidade para produzir até 1 milhão de mudas por ano. A equipe coleta sementes para o viveiro em árvores em um raio de 200 km ao redor da Fazenda Bulcão.

Em 2018, foi iniciado um programa de banco de sementes com foco nas espécies arbóreas mais ameaçadas da região quando as expedições de coleta de sementes registraram 110 matrizes de espécies nativas, incluindo 40 fontes genéticas de Peroba amarela (Paratecoma peroba), espécie ameaçada da região.

Desde sua fundação em 1998, o IT já produziu mais de 6,4 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica, com uma grande biodiversidade de mais de 300 espécies nativas diferentes. Em 2022, a iniciativa que visa a restauração ambiental e o desenvolvimento rural dos arredores da região do rio Doce, celebra 24 anos e soma milhares de hectares em reflorestamento e mais de duas mil nascentes em processo de recuperação. No mais recente plantio, entre o final de 2021 e o início de 2022, foram plantadas 163.765 mudas de árvores. No próximo período de chuva, o Instituto se prepara para plantar mais de 350 000 árvores, sempre aumentando seu poder de transformação.

O Instituto Terra realiza restauração florestal, educação e pesquisa com foco dentro e fora da Fazenda Bulcão, na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Além das ações de restauração na fazenda, o Instituto Terra implementa projetos de longo prazo na Bacia do Rio Doce, como é o caso do programa Olhos D’Água.

O programa Olhos D’Água, ativo desde 2010, já recuperou cerca de 2 mil nascentes em mais de 1 mil propriedades rurais de Minas Gerais e do Espírito Santo. Agricultores locais interessados protegem nascentes de água e plantam mudas fornecidas pelo Instituto Terra sob acordos para mantê-los no longo prazo.

“Quando levamos o programa Olhos D’Água para as pequenas e médias propriedades rurais da região nós estamos contribuindo, ao mesmo tempo, com a restauração do meio ambiente e com a melhoria das condições de vida dessas famílias, que passam a ter uma fonte de água para apoiar a sua produção e suportar os períodos de seca, que são cada vez mais intensos por conta das mudanças climáticas”, comenta Gilson Gomes de Oliveira Júnior, Gerente de Projetos do Instituto Terra.

Os dados do Instituto Terra na plataforma Restor.eco estão disponíveis neste link: https://restor.eco/map/site/fazenda-bulcao.

Sobre o Instituto Terra

Fundado em 1998 por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, a organização civil sem fins lucrativos surgiu quando o casal decidiu começar o trabalho de regeneração total da área da antiga fazenda de gado da família, que estava em estado de degradação ambiental. Mais de duas décadas depois, a organização tornou-se referência brasileira em restauração ecossistêmica. Com a fazenda recuperada, hoje abriga uma floresta rica em diversidade de espécies da Mata Atlântica, incluindo a restauração de nascentes locais. Mais de 200 espécies de animais, de todas as classes de fauna, voltaram a encontrar refúgio na floresta da RPPN Fazenda Bulcão.

Site oficial: https://institutoterra.org/

Redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoTerraOficial
Instagram: @institutoterraoficial
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/instituto-terra/people/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5038 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!