MDC e Solví Essencis Ambiental firmam parceria para produção de biometano em São Paulo

softelec
MDC e Solví Essencis Ambiental firmam parceria para produção de biometano em São Paulo

Pioneira e líder de produção de biometano no país, a MDC investe na terceira planta do biocombustível produzido a partir de aterros sanitários

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Com o objetivo de ampliar a oferta do biocombustível renovável no estado de São Paulo, MDC, pioneira e líder na produção de biometano no país, e a Solví Essencis Ambiental, maior operadora de aterros sanitários no Brasil, fecharam um acordo que prevê um investimento inicial de R$ 40 milhões em uma planta de geração de biometano a partir da operação da Solví em Caieiras.

A parceria atende à demanda crescente dos consumidores industriais por energia renovável e às metas de descarbonização da economia da iniciativa privada e de governos do mundo todo.

A unidade vai produzir inicialmente 60 mil m³/dia de biometano a partir de 2023, podendo chegar a 100 mil m³/dia. A oferta ficará disponível para os consumidores conectados aos gasodutos do estado de São Paulo, em especial para grandes clientes que buscam reduzir sua pegada de carbono.

A produção deste biocombustível evita a emissão de metano na atmosfera, um gás de efeito estufa, causador do aquecimento global e 25 vezes mais danoso que o gás carbônico. O empreendimento em Caieiras evitará a emissão de aproximadamente 320 mil toneladas/ano de CO2e para a atmosfera, quantidade equivalente a emissão anual média de 63 mil veículos leves. Com a planta em Caieiras, poderão ser substituídos 60 mil litros de diesel por dia.

Além disso, o empreendimento também se insere no novo cenário regulatório, com a Lei do Gás e o Marco do Saneamento Básico, que podem impulsionar o “pré-sal” caipira, como é conhecido o biometano.

“A nova planta de biometano é muito atrativa porque permite a utilização de um combustível renovável, sem nenhum tipo de adaptação nas instalações do consumidor de gás natural, com previsibilidade de preços, além de benefícios ambientais para toda cadeia, ponto que aguçou o interesse do setor industrial comprometido com metas de redução da pegada de carbono”, afirma a presidente da MDC, Manuela Kayath.

Caieiras será a terceira planta de biocombustível da MDC, que já opera em outras plantas de produção de biometano em aterros no Ceará e no Rio de Janeiro, ampliando, assim, em 50% sua capacidade de produção.

No estado nordestino, onde a Cegás contrata toda a produção do aterro, em média, 20% de todo gás comercializado pela distribuidora é fornecido pela MDC, o que garante à rede do Ceará o maior percentual de combustível renovável do mundo. No Rio de Janeiro, com o biocombustível sendo destinado majoritariamente para abastecimento do mercado de GNV.

“A implantação da planta de biometano em nossa Unidade de Valorização Sustentável (UVS), vem para se somar ao portfólio de soluções inovadoras que oferecemos aos nossos clientes, característica marcante do DNA da Solvi Essencis Ambiental ao longo de sua história. Com essa planta temos a possibilidade de transformar “lixo” em biocombustível renovável, o que está totalmente alinhado com nossas práticas ESG, onde geramos aos nossos stakeholders valor sustentável na prática”, explica Ciro Gouveia, diretor executivo da Solvi Essencis Ambiental.

“Este projeto traz grande ganho ambiental, contribuindo para a eficiência energética e redução de emissões de metano no país, em total sinergia com a Política Nacional e Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, acrescenta o executivo.

SOBRE A MDC

A MDC é uma empresa nacional que atua em toda cadeia de gás natural, biometano e cogeração com biomassa renovável, desde a produção e processamento até a distribuição e comercialização. A MDC oferece um amplo portfólio de soluções energéticas sustentáveis de longo prazo a clientes corporativos em transição para uma economia de baixo carbono com vasto rol de projetos em operação. Criada em 2009, a MDC já investiu mais de R$ 900 milhões em projetos energéticos sustentáveis em todo país.

Site: https://mdcenergia.com.br

SOBRE A SOLVÍ ESSENCIS AMBIENTAL

A Solví Essencis Ambiental faz parte de um grupo nacional de atuação em multi soluções ambientais integradas. As empresas do Grupo destacam-se nos serviços de tratamento e destinação final de resíduos urbanos e industriais, coleta de resíduos e valorização energética. Está presente em centenas de municípios brasileiros, na Argentina, na Bolívia e no Peru.

O Grupo tem trajetória de mais de 40 anos marcada pela inovação, pioneirismo, segurança e alto nível de seus serviços. Realizou a primeira venda no mundo de créditos de carbono, oriundos de biogás de aterro sanitário e é também responsável pela implantação da primeira usina termelétrica movida a biogás do Nordeste e da maior usina termelétrica à biogás da América Latina, localizada em Caieiras – SP.

Conta com mais de 13.000 colaboradores e, em 2020, foi responsável pela coleta de 3,3 milhões de toneladas de resíduos, tratou 11,7 milhões de toneladas de resíduos e produziu 382.288 MWh/ano de energia.

Independentemente do local ou do segmento, no site do cliente ou em nossas instalações (Unidades de Valorização Sustentável – UVS), colocamos os nossos clientes no centro de nossas atividades, oferecendo serviços e soluções de tecnologia ambiental de ponta. Desenvolvemos projetos de engenharia de soluções para a vida, com a oferta de serviços sustentáveis, integrados, diferenciados e inovadores, capazes de contribuir para a preservação dos recursos essenciais e para o bem-estar da sociedade, contribuindo assim com cada cliente em sua estratégia de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).

Site: https://www.solvi.com

Crédito:
Imprensa | Solví Essencis Ambiental

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4897 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!