TEVX Higer fez teste de ônibus elétrico em São José dos Campos

softelec

Imagem: Claudio Vieira/PMSJC – Ônibus da TEVX Higer em SJC | Cidade tem projeto de tornar sua frota 100% elétrica

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – O grupo disponibilizou sem custos para o município um veículo elétrico Azure A12 BR com carregador para demonstração pelas ruas da cidade de São José dos Campos. A demonstração ocorreu até o dia 22/10, e o veículo circulou em uma linha diferente da cidade para que a população conhecesse o modelo.

A demonstração do veículo fez parte da iniciativa da empresa chinesa Higer que pretende iniciar a produção de veículos elétricos no Brasil a partir de 2024 e está testando o modelo em cidades brasileiras.

Já a empresa de soluções em energia do Grupo Enel, a Enel X será responsável pela infraestrutura de recarga do ônibus no projeto de mobilidade elétrica, além de dar suporte técnico para garantir o êxito do piloto e contribuir com dados para aprimorar os estudos técnico-financeiros.

São José é uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo com veículos elétricos e terá, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica.

O teste com o modelo elétrico irá contribuir para a formatação no novo edital do transporte público. A cidade já possui 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) que circulam pela Linha Verde.

Teste

Durante o período de testes do ônibus não houve cobrança de tarifa e a população pode utilizar o veículo de graça. O ônibus foi estilizado com ícones como o brasão do município e com inscrições como cidade inteligente e informações sobre o período de teste.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico possui 12,2 metros de comprimento. O modelo Azure A12 BR tem capacidade para 78 passageiros, além de piso total baixo (Low Floor) com rampa para cadeira de rodas, assentos confortáveis e corredores largos.

O Azure A12BR também possui ar condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Com autonomia de 270 km, o veículo é alimentado exclusivamente por baterias e possui tempo de recarga em até 3h.

Site: https://www.higer.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!