Sustentabilidade de A a Z

softelec
Foto: Sustentabilidade | Mehrunissa, Pixabay
Foto: Sustentabilidade | Mehrunissa, Pixabay

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – O ESG e as práticas sustentáveis entraram de vez para a rotina de diversas empresas ao redor do mundo. As iniciativas vão desde o uso de embalagens biodegradáveis por empresas de delivery, por exemplo, até marcas que nasceram com produtos com viés mais ecológico.

Para se ter uma ideia, pesquisas apontam que uma embalagem plástica pode demorar mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que a humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano. Mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos têm origem só no Brasil.

Conheça algumas empresas que investem em ações sustentáveis de verdade e querem mudar essa realidade no Brasil.

Olga Ri

A startup de saladas Olga Ri, mudou de vez suas embalagens optando por opções que agridem menos o meio ambiente. Os materiais utilizados na fabricação são bagaço de cana de açúcar e politereftalato com o aditivo Bio Go Green P-life. Esse item biodegradável é o responsável pela decomposição do plástico em um tempo infinitamente menor quando comparado ao material comum. Vale ressaltar que a tampa, por ser de plástico, deve ser descartada como reciclável. Já o recipiente, pode ser biodegradável, deve ser jogada no lixo orgânico com a sobra de alimento, caso tenha.

Use Orgânico

Outro ótimo exemplo é a Use Orgânico, marca DNVB (Digitally Native Vertical Brand) de cosméticos orgânicos, naturais e veganos criada em 2017, que possui em seu site marcas com selos de certificação nacional e internacional que comprovam a sua qualidade e procedência. A empresa faz parte do programa Eu Reciclo e além disso, as caixas de entrega e papéis que envolvem os produtos são pensadas de acordo com essa responsabilidade social, assim como, internamente com sua equipe possuem cuidado com separação de lixo e reciclagem.

Lowko

A Lowko, startup de sorvetes, informou a quantidade e o tipo de embalagens que utiliza colocadas no mercado no ano anterior, as regiões onde foram comercializadas e todas as especificações do material utilizado nos potes de sorvete. A marca então optou pelo plano de compensação de 100% do total produzido no ano.

Eu Entrego e E-moving

A Eu Entrego é uma plataforma que conecta varejistas a uma ampla rede de entregadores autônomos, que fazem entregas em seus carros de passeio. Além disso, ela provê toda a tecnologia necessária para que o lojista gerencie a frota, organize o fluxo, roteirize as entregas, etc. A marca fechou uma parceria com a E-moving, para que entregas que antes eram feitas de carros ou motos poderão ser realizadas em bicicletas elétricas, isso tudo em uma solução unificada, sem que o lojista precise se preocupar em gerenciar sistemas diferentes.

Atualmente, mais de mil pessoas utilizam as bicicletas elétricas da E-moving, mas espera-se que esse número dobre com a parceria. Além disso, serão acrescentadas mais mil motocicletas elétricas à frota. Até o final de 2022, a Eu Entrego, junto com a E-moving, terá feito 1 milhão de entregas em bicicletas elétricas, deixando de emitir aproximadamente 500 toneladas de carbono na atmosfera, isso comparado à um carro de passeio.

Leapfone

Para fechar, a Leapfone, pioneira no conceito de Phone as a Service chega para estabelecer uma nova forma de consumo consciente de smartphones no Brasil. O modelo de assinatura de celulares recertificados recém-lançado ao consumidor brasileiro desburocratiza o acesso a celulares eficientes e inclui uso sob demanda de acordo com o comportamento do usuário.

O seguro e troca anual de aparelho através de cobranças mensais chega ao mercado para revolucionar a economia circular e o consumo consciente de smartphones de alta tecnologia, que tem como carro-chefe a reforma e recertificação de aparelhos usados que são transformados em estado de “como novos”, popularizando assim o acesso à celulares de ponta e reduzindo o volume de lixo eletrônico no planeta.


Sobre a Olga Ri

A Olga Ri é uma startup de alimentos que tem como missão colorir o mundo a partir da comida saudável. É para isso que, todos os dias, um time de quase 200 pessoas recebe, seleciona e prepara ingredientes deliciosamente frescos, saborosos e éticos para entregar a melhor salada da cidade a mais de 30 mil clientes. A empresa tem um compromisso com a diversidade e hoje mais de 85% do corpo de funcionários e das lideranças da empresa fazem parte de grupos historicamente sub-representados, incluindo mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+.

Site: https://www.olgari.com.br/

Sobre a Use Orgânic

Criada em 2017, a Use Orgânico nasceu para ser o caminho confiável entre produtos naturais e orgânicos e o consumidor. Através de uma curadoria complexa, oferece mais de 2 mil produtos de 60 marcas, entre cosméticos, corpo e banho, maquiagem, gestante e bebê, mundo pet, aromaterapia, casa e ambiente. A Use Orgânico é referência no mercado por ser transparente na sua operação em todos os momentos. O cuidado se dá na seleção dos produtos, na verificação dos certificados e selos dos fabricantes, na gestão sustentável da empresa e no compartilhamento de conhecimento, para que todos os dias mais e mais pessoas possam fazer melhores escolhas, alicerçadas na educação e no autocuidado.

Sobre a Lowko

A Lowko é uma startup que transforma em realidade o desejo de tomar sorvete todos os dias, sem culpa. Especializada em sorvetes de baixas calorias, zero adição de açúcares e teor de gordura reduzido. Sempre trazendo inovação a cada lançamento na sua linha de produtos, a marca está presente nas principais redes varejistas, com mais de 700 pontos de vendas, em mais de 90 cidades do Brasil.

Sobre a Leapfone

Criada em 2021, a startup Leapfone é pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones como novos por assinatura. Por meio de um pagamento mensal recorrente, o usuário tem acesso a aparelhos poderosos com direito à troca anual, seguro e assistência técnica. Dessa forma, o objetivo da empresa é democratizar e facilitar o acesso dos brasileiros a smartphones de ponta, transformando a realidade do mercado de telefonia no país.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!