ISA CTEEP obtém Licença Ambiental de Operação do Projeto Três Lagoas

ISA CTEEP obtém Licença Ambiental de Operação do Projeto Três Lagoas

Imagem: Divulgação | Projeto Três Lagoas

  • Licença ambiental de operação, concedida pelo Ibama, impulsiona a expectativa da companhia de energizar o empreendimento ainda neste semestre
  • Projeto vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional, pois permitirá ampliar o escoamento de energia gerada a partir de fontes renováveis

São Paulo, maio de 2022 – Arrematado no lote 6 do leilão de transmissão realizado em dezembro de 2019, o empreendimento de Três Lagoas (SP), em construção pela ISA CTEEP, uma das principais transmissoras de energia do País, recebeu a Licença de Operação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com validade de dez anos.

Ao todo, foram construídos 37 km de linhas de transmissão onde está instalada a maior hidrelétrica do estado de São Paulo, partindo da subestação Ilha Solteira, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, até a subestação Três Irmãos (SP), interligando os municípios de Selvíria (MS), Ilha Solteira (SP), Itapura (SP) e Andradina (SP).

Com potência de 3.444 MW, o complexo hidrelétrico ganhará maior segurança e qualidade na transmissão de energia para as regiões mato-grossense e noroeste paulista.

O projeto ainda vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional (SIN), pois tem o objetivo de escoar a geração de energia de fontes renováveissolar e biomassa – aos centros consumidores na região Noroeste do estado de São Paulo, contribuindo para a expansão de uma matriz energética mais limpa no País.

Anualmente, a ISA CTEEP é responsável por conectar 22 GW de fontes renováveis aos centros de consumo, o equivalente à soma do gerado pelas usinas de Itaipu e Belo Monte.

O empreendimento, em fase de conclusão, deve ser energizado ainda neste semestre. O investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é de R$ 99 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de R$ 6 milhões no período 2021-2022.

Durante as obras, a companhia utilizou técnicas para reduzir o impacto ao meio ambiente, como o uso de drones para o lançamento de cabos nos trechos ambientalmente sensíveis das linhas aéreas e o aumento na altura das torres de transmissão para preservação da vegetação nativa, além do desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social com as comunidades do entorno durante todo o período.

“Priorizamos a geração de valor sustentável para a sociedade. E podemos afirmar que este empreendimento se destaca por seu impacto positivo ao meio ambiente, pois amplia o escoamento de energia de fontes renováveis de usinas fotovoltaicas e de térmicas a biomassa”, explica Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA CTEEP.

Sobre a ISA CTEEP

Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por aproximadamente 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 137 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Seu principal acionista é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

Site oficial: http://www.isacapital.com.br/pt/

Crédito:
Imprensa | ISA CTEEP

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2910 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!