Cidade da Saúde e do Saber reúne maior conjunto de soluções de smart city voltadas à qualidade de vida

softelec

Imagem: Divulgação | Complexo de saúde e pesquisa será também um laboratório para testar soluções e tecnologias, sob a orientação da empresa paranaense iCities, especializada em projetos de cidades inteligentes. Integrado ao projeto de expansão da Santa Casa de Passos (MG), complexo integra soluções de cidades inteligentes em espaços de convivência, cura, ensino e pesquisa.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Uma “cidade” concebida do desenho urbano até a infraestrutura com o objetivo de desenvolver um novo modelo de atenção à saúde, que integra as melhores práticas de cuidado médico com a busca pela promoção do bem-estar.

Essa é a Cidade da Saúde e do Saber, projeto inovador que vem sendo desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG) para expandir suas instalações e o atendimento à população de 60 municípios (aproximadamente 850 mil pessoas). A primeira etapa será entregue em meados desse ano, reunindo o maior conjunto brasileiro de soluções inteligentes voltadas à qualidade de vida e sustentabilidade, inovando em áreas como mobilidade, acessibilidade e infraestrutura. 

Com 140 mil m2, localizada às margens da MG050, entre os dois principais trevos de acesso ao município de Passos – polo regional de agroindústria e de serviços, com 120 mil habitantes –, a Cidade da Saúde e do Saber reúne recursos tecnológicos, profissionais e humanos para oferecer assistência integral à saúde e ao bem-estar das pessoas.

“Teremos ainda espaços para residência médica, pesquisa clínica e pós-graduação, a partir das parcerias que a Santa Casa mantém com universidades, cursos e instituições da região”, antecipa Daniel Porto Soares, superintendente geral da Santa Casa de Passos.

O complexo de saúde e pesquisa será também um laboratório para testar soluções e tecnologias que poderão servir de modelo para outras cidades. Esse trabalho está sendo conduzido pela empresa paranaense iCities, especializada em projetos e soluções de cidades inteligentes.

“O iCities deu consistência às ideias que tivemos de forma profissional, padronizando e dando corpo a partir de sua expertise. É uma parceria fundamental para nos guiar nessa caminhada, integrando as soluções para que sejamos um protótipo de uma cidade com DNA de promoção da vida saudável”, explica Porto Soares.

Até o fim do primeiro semestre, a chamada Cidade Mínima Viável vai contar com toda a infraestrutura necessária de drenagem (convencional e sustentável), água e esgoto (hospitalar e doméstico), terraplanagem e instalação elétrica, bem como as estruturas que compõem a Praça do Legado – o coração do projeto, com dois grandes espelhos d’água e o Monumento à Vida, símbolo da Cidade. 

“Quando chegarmos a esta fase, a Cidade vai abrir frentes para várias oportunidades, como uma área comercial, restaurantes, hotel e um conjunto residencial para moradia compartilhada e assistida. Estamos executando um projeto de expansão, uma previsão de legado para as gerações futuras e de desenvolvimento social e econômico para a nossa região, que inclui o atendimento de até 60 municípios, dependendo da área de especialidade médica”, enfatiza.

Diagnóstico de soluções

Todo o diagnóstico do atual projeto e estruturação do plano de adequação para as soluções de cidades inteligentes no empreendimento estão sendo realizados pelo iCities, em um trabalho que vislumbra o desenvolvimento de dez áreas principais que têm impacto direto na qualidade de vida da população e desenvolvimento econômico da região, mitigando suas vulnerabilidades e provendo desenvolvimento sustentável

“Nosso trabalho inclui a análise e o diagnóstico do projeto da Cidade da Saúde e do Saber, com priorização de demandas, recomendação de soluções e acompanhamento das implementações, olhando desde sua matriz energética, até a transformação da cidade em um laboratório urbano para fomentar a criação de novas soluções. Esse detalhamento é baseado nas melhores estratégias e soluções para as características e perfis adequados do empreendimento”, detalha Caio Castro, sócio-diretor e diretor comercial do iCities.

O arquiteto responsável pelo projeto urbanístico da Cidade, Ivan Vasconcellos conta que a busca por soluções inteligentes começou já nos estudos iniciais do projeto.

“Buscamos aplicar conceitos essenciais como a caminhabilidade, sustentabilidade, o mínimo de interferência possível no terreno, a drenagem sustentável, a captação de energia solar e eólica, ruas desenhadas com inclinações favoráveis à acessibilidade, tudo pensando para que o ambiente construído faça parte do processo de cura dos pacientes”, explica.

Vasconcellos reforça que o conceito da Cidade busca implantar um novo modelo de atenção à saúde.

“Temos o cuidado de que as unidades não sejam uma mera transferência do que já existe, nem um condomínio fechado. A ideia é que tudo que seja necessário nasça lá dentro partindo de um novo conceito. Por exemplo, o ambulatório do hospital do câncer não será apenas uma transferência da unidade existente, e sim a releitura das necessidades do serviço dentro de uma nova proposta, voltada mais para as pessoas e menos para a doença. Parece sutil, mas o projeto carrega uma mudança na visão patogênica de medicina para uma visão voltada à vida saudável de cada indivíduo.”

Sobre o iCities

iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de smart cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da FIRA Barcelona no Brasil – organizador do maior evento de cidades inteligentes do mundo – que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil.

Mais informações pelo e-mail contato@icities.com.br e (41) 99164-2383.

Credito:
Imprensa| iCities

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!