Maluf deixa ABVE e assume Secretaria Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental

softelec
Adalberto Maluf assumiu no dia 22 de março o novo cargo de Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
Adalberto Maluf assumiu no dia 22 de março o novo cargo de Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Imagem: Divulgação

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023 – Convidado pela ministra Marina Silva, Adalberto Maluf formalizou sua renúncia à presidência da ABVE para tomar posse, no dia 22 de março, no novo cargo de Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Ele também deixa a BYD do Brasil, depois de nove anos, onde era diretor de Comunicação, Sustentabilidade e Assuntos Corporativos, e desliga-se da vice-presidência da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Confirmada a renúncia, por meio de ofício com data de 21 de março, o Conselho Diretor da ABVE reúne-se nesta sexta-feira, 24 de março, para definir a data da Assembleia Geral Extraordinária dos associados que elegerá um novo presidente.

O presidente a ser eleito deverá completar o mandato original de dois anos de Adalberto Maluf, que termina em abril de 2024. Pelo Estatuto, a Assembleia Geral deverá ser realizada até o próximo dia 15 de abril.

Diferença

“Estou honrado por ser chamado pela ministra Marina Silva, uma das principais lideranças ambientais do mundo, para desempenhar um trabalho tão importante para o futuro do meio ambiente urbano no Brasil” – disse Maluf.

“Nos últimos anos, pude atuar com diferentes temas envolvendo mobilidade sustentável, energias renováveis e cidades inteligentes, fomentando soluções conectadas de impacto positivo para os negócios, mas com sensibilidade social e ambiental”.

“Estudei em universidade pública e sempre sonhei com a oportunidade de voltar ao Poder Público para fazer a diferença nos temas que mobilizaram minha trajetória profissional” – acrescentou.

Adalberto Maluf entrou no Conselho da ABVE em março de 2018, como diretor do Grupo de Veículos Pesados.

Em abril de 2020, foi eleito presidente do Conselho Diretor e reeleito em março de 2022, para um novo mandato de dois anos, até abril de 2024.

Gestão

Durante sua gestão, Maluf liderou importantes reformas na ABVE, transformando-a numa entidade de referência obrigatória no debate e na formulação de políticas públicas sobre eletromobilidade no Brasil.

Quando tomou posse como presidente, no dia 7 de abril de 2020, a ABVE tinha apenas 42 associados e contas no vermelho.

Hoje, a ABVE tem 119 associados – três vezes mais – e uma sólida situação financeira, que permitirá à entidade investir em estudos e pesquisas sobre eletromobilidade no Brasil, com apoio de universidades e acadêmicos.

Adalberto Maluf também renovou a pauta de prioridades da ABVE, com foco na defesa de políticas públicas de apoio ao transporte sustentável e às energias limpas no Brasil.

Essa nova agenda culmina na proposta de um Plano Nacional de Eletromobilidade, principal meta da ABVE.

Maluf liderou a reorganização da ABVE em seis grandes grupos de trabalho, ampliou a representatividade do Conselho Diretor, abriu espaço para a associação de pequenas empresas e start ups, modernizou o Estatuto Social e lançou um inédito Código de Ética e Governança da entidade.

Organizou a ABVE Data, núcleo de pesquisa e levantamento de estatísticas sobre a evolução do mercado de veículos elétricos no Brasil, e abriu o diálogo com centros universitários como Unicamp, USP, ITA e outros.

Sua gestão também destacou-se pela intensa presença na mídia – dele próprio e de toda a diretoria -, procurando esclarecer todos os aspectos da eletromobilidade no Brasil, corrigir erros factuais e combater a desinformação a respeito do tema.

Experiência

Adalberto Maluf é mestre em relações internacionais pela USP e tem ampla experiência em relacionamento com organizações de classe, organismos multilaterais, universidades e autoridades públicas nos três níveis de governo.

Foi diretor da Fundação Clinton (Clinton Climate Initiative), em parceria com a Rede C-40 Cities, que reúne as maiores cidades do mundo comprometidas com o clima.

Essa atuação lhe rendeu amplo trânsito internacional, em debates e reuniões de alto nível sobre meio ambiente e transporte sustentável em diferentes cidades pelo mundo.

Site oficial: https://www.abve.org.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!