Prefeitura do Rio ganha prêmio nas áreas de inovação e sustentabilidade ambiental

softelec

Imagem: Divulgação | Das 32 iniciativas premiadas no InovaCidade 2023, uma delas contou com a parceria da 2W Ecobank como fornecedor de energia limpa para o município do Rio de Janeiro

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – As ações de inovação e sustentabilidade da Prefeitura do Rio foram vencedoras no Prêmio Inova Cidade 2023, realizado pelo Instituto Smart City America Business. O projeto “Rio de Energia Verde – Aquisição de Energia Limpa e Renovável no Mercado Livre de Energia”, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, venceu a categoria “Inovação e Sustentabilidade Ambiental”. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 23 de maio, no Smart City Business Brazil Congress, no Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho.

“É a primeira vez que um município faz uma compra de energia no mercado livre no Brasil. Isso é uma coisa que já acontecia na iniciativa privada há muito tempo. Objetivamente, isso gera uma economia de mais de 50% na conta de energia da sede da prefeitura. É uma redução de custo na veia e uma ação extremamente inovadora e inventiva no universo do serviço público”, afirma o prefeito Eduardo Paes.

O projeto de aquisição de energia no livre mercado, ou seja, sem intermediação da Light, faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Prefeitura do Rio, e tem como foco o uso de energia eólica e solar para abastecer o Centro Administrativo São Sebastião (CASS). No âmbito municipal, a cidade do Rio foi pioneira na aquisição de energia limpa e renovável.

Na primeira etapa do projeto foi realizado um pregão, que teve a empresa de energia 2W Ecobank como vencedora, para aquisição de mais de 76 mil MWh em um contrato de cinco anos, que resulta na economia de mais de R$30 milhões nas despesas de energia na Sede Administrativa da Prefeitura do Rio. Além disso, o projeto evita 40 mil toneladas de CO2 e zera as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

“Para a 2W é muito emblemático fazer parte de um projeto vanguardista e que prevê contribuir com a economia dos gastos públicos do município, como com as contas de energia. O carioca também verá a melhor aplicação do dinheiro dos impostos, por meio do consumo de energia limpa e renovável”, afirmou o CEO da 2W Ecobank, Claudio Ribeiro. 

A licitação pública da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro foi realizada em dezembro de 2022 e teve como vendedora a empresa de energia 2W Ecobank para o fornecimento de energia elétrica limpa e renovável incentivada, na modalidade varejista, no ambiente de contratação livre (ACL) para duas unidades consumidoras, Prédio SEDE e ANEXO do Paço Municipal, localizados no centro do Rio, pelo período de 60 meses, com aquisição de até 1,46 MW médio de energia. 

Sobre o Prêmio Inova Cidade – Edição 2023

O Prêmio Inova Cidade é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Em 2023 foram selecionados 32 projetos e iniciativas que mostram impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou Entidades da Sociedade Civil.

As inscrições, feitas através do site da SCB America, foram avaliadas por uma comissão especialmente constituída. Os selecionados receberam prêmios durante a Abertura Oficial do Smart City Business Brazil Congress 2023, no dia 23 de maio de 2023, no Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho.

Mais informações sobre a premiação: https://www.scbamerica.com/pr%C3%AAmio-inovacidade-2023 

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!