Lactec e Neoenergia desenvolvem caminhão elétrico para serviços de redes

softelec

Imagem: Divulgação | Veículo dispõe de sistema inteligente para gerenciamento da recarga, que pode ser feita de forma segura e eficiente na própria rede de distribuição de energia

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A eletrificação das frotas de veículos operacionais das concessionárias de energia deve ser um caminho natural, nos próximos anos, considerando o compromisso das empresas com a transição energética. Foi a partir dessa perspectiva que a Neoenergia desenvolveu um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) junto ao Lactec, que possibilitou a adaptação de um caminhão elétrico com um cesto aéreo eletro-hidráulico para serviços de redes de distribuição de energia elétrica.

Os principais ingredientes de inovação nesse projeto, conforme explicou a coordenadora pelo Lactec, Ana Paula Oening, foram o desenvolvimento de um sistema inteligente de gerenciamento da recarga, por telemetria, e de um sistema seguro e eficiente para recargas de oportunidade do veículo, na própria rede de distribuição da concessionária. 

O caminhão elétrico já passou por testes no Laboratório de Alta Tensão do Lactec, em Curitiba, onde foi montado um arranjo de uma linha de distribuição. A fase de testes em campo será iniciada nas cidades de Limeira e Mairiporã, interior de São Paulo, área de concessão da Neoenergia Elektro.

O caminhão 100% elétrico – um modelo comercial da BYD disponível no mercado – tem autonomia de 200 quilômetros.

De acordo com o gerente do projeto de P&D pela Neoenergia Elektro, Eng. Eduardo Casarin, a telemetria embarcada permite coletar todas as informações do veículo. “Previamente à saída do caminhão da base operacional, é feito o planejamento da roteirização. Dessa forma, sabemos o trajeto a ser percorrido e quais pontos da rede estão disponíveis para recarga”, esclareceu.

A disponibilidade de potência na rede para as recargas de oportunidade foi estudada durante o projeto, a partir de uma metodologia própria.

P&D estratégico

“Esse projeto de P&D faz parte de uma estratégia de investimento para desenvolver a mobilidade elétrica no Brasil em diversos âmbitos. Com o nosso caminhão elétrico, conseguimos, além de contribuir para a criação de um novo produto nacional, inovar no gerenciamento da recarga e alcançar um sistema seguro e eficiente para recargas na própria rede”, afirmou o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Antonio Brito.

O projeto de P&D da Neoenergia, executado pelo Lactec, integra os projetos de mobilidade elétrica da chamada estratégica nº 22/2018, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Tem como parceiras a fabricante BYD e a PLE, empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de produtos eletroeletrônicos.

Crédito:
Imprensa | Lactec

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!