Pernambucanas aposta na capacitação para intensificar seu compromisso com a moda socialmente responsável

imagem: Divulgação | Varejista adere ao Movimento ModaComVerso em prol de uma cadeia têxtil ética, humana e transparente

A Pernambucanas, marca varejista nacional pioneira em inovações, adere ao ModaComVerso – movimento liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) que busca informar, engajar e conscientizar o consumidor e a sociedade em prol de uma moda socialmente responsável, cujo lançamento oficial aconteceu em 16 de setembro em todo o País.

A varejista entende a importância da iniciativa como oportunidade para tornar públicas as diversas ações que a marca já realiza junto à sua cadeia de valor.

Signatária desde 2010 do Programa de Certificação da ABVTEX, a Pernambucanas possui 100% de toda a sua cadeia têxtil nacional certificada, incluindo fornecedores e subcontratados, sendo classificada como nível pleno – categoria máxima do programa. Além da ABVTEX, as auditorias também são conduzidas pela área de Compliance de Fornecedores da Pernambucanas, responsável por homologar, desenvolver, fortalecer e fidelizar as empresas.

Os fornecedores e subcontratos nacionais, que somam hoje mais de mil empresas e representam 80% da base, são avaliados regularmente por meio de uma matriz de risco, que considera aspectos que envolvem compliance, questões comerciais, logística, qualidade e finanças. Somente em 2021 foram realizadas mais de 15 mil avaliações.

Os resultados de todas essas análises ficam disponíveis no site da varejista e são atualizados constantemente, como forma de intensificar a transparência com toda a sociedade. 

Outra importante iniciativa que visa garantir o cumprimento de todas as práticas trabalhistas também está refletida nos contratos firmados com a indústria têxtil. Todos eles contêm cláusulas relacionadas aos direitos humanos, além de compliance e garantias socioambientais.

“Há muitos anos lutamos por setor têxtil socialmente responsável, no qual os direitos humanos, a ética e a transparência sejam garantidas. O Movimento é fundamental para ajudar o consumidor a fazer escolhas adequadas no momento da compra, optando por empresas que têm o real compromisso com uma moda justa e digna. Quando o consumidor se torna consciente toda a sociedade ganha por meio da geração de empregos, a redução da informalidade e o fim de todo e qualquer tipo de trabalho análogo ao escravo no país”, afirma Sergio Borriello, membro do Conselho Diretor da ABVTEX e CEO da Pernambucanas.

Capacitação

A marca acredita que o compromisso com uma cadeia de fornecimento socialmente responsável também envolve a capacitação de toda a base de fornecedores.

Para desenvolvê-los, a varejista realiza o Programa de Relacionamento com Fornecedores Pernambucanas.

Equipes técnicas da empresa realizam treinamentos dentro das próprias fábricas, aprimorando a capacidade produtiva, estruturando laboratórios de qualidade, prestando consultoria nas práticas de sustentabilidade, além da realização de workshops para a troca de experiências e reconhecimento das melhores execuções. A varejista também disponibiliza o apoio de instituições de ensino renomadas que contribuem com a capacitação técnica da cadeia de abastecimento.

“Durante a pandemia, por exemplo, intensificamos as nossas ações para apoiar e fortalecer os nossos fornecedores parceiros. Concedemos crédito, acompanhamos a saúde financeira, não cancelamos nenhum compromisso firmado, mapeamos os impactos na produção em toda a cadeia incluindo a produção de matéria-prima e reavaliamos as previsibilidades de compras. Apesar das restrições, nos esforçamos e encontramos alternativas para estarmos ainda mais próximos de todos e isso foi fundamental para entendermos mutuamente as necessidades, dificuldades e nos ajudarmos”, explica Fabio Fadel, membro do Conselho Diretor da ABVTEX e Diretor Executivo Comercial da Pernambucanas.

Sobre a Pernambucanas

Há 113 anos, a Pernambucanas evolui junto com a família brasileira. Referência no varejo nacional, a companhia tem como marca registrada o pioneirismo e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país. Conta com um time de estilistas que identificam as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em moda, beleza, lar, eletroportáteis, telefonia e informática. 

Sobre o ModaComVerso

ModaComverso é um movimento pioneiro liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e que reúne redes varejistas e fornecedores. Busca construir uma moda socialmente responsável no Brasil, a partir do estímulo a uma cadeia de fornecimento ética, humana e transparente com o intuito de dar visibilidade e destaque para quem está, de fato, fazendo a diferença e atuando responsavelmente no setor.

Site: https://modacomverso.com.br

Crédito:
Imprensa | Pernambucanas

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL



Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1497 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.